quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Dinâmica, Laboratório de Competêcias e Group Assessment!

Começou a maratona de etapas presenciais! Muita gente acaba sendo reprovada aqui e, por isso, resolvi escrever um pouco mais sobre Dinâmica de Grupo.

Inicialmente, é preciso ressaltar que essa etapa recebe vários nomes: Dinâmica de Grupo, Group Assessment, Laboratório de Competências e outros mais. Já é possível ter uma ideia do que se trata através dos nomes aqui citados. Duas são as palavrinhas mágicas: Grupo e Competências.

Nessa etapa, você será avaliado pelo seu aspecto comportamental, como já falei aqui, os recrutadores tentarão identificar algumas competências essenciais ao perfil que a empresa busca. Além disso, eles estarão avaliando sua maneira de trabalhar em Grupo e sob pressão (geralmente as tarefas realizadas nessa fase devem ser concluídas em um curto espaço de tempo).

Devemos sempre relembrar o que já falei aqui no Blog sob identificação com a empresa, autoconhecimento e máscaras. Superada essa fase, separei algumas dicas bacanas para vocês:

1. O especial: 150 melhores empresas para se trabalhar, publicado pela Você S/A e pela EXAME trouxe uma lista muito interessante sobre os comportamentos mais valorizados pelos profissionais de RH. São eles:
a) Diplomacia: saber ouvir o ponto de vista do outro e argumentar de forma coerente, visando soluções ganha-ganha para todos os envolvidos. (Para entender mais sobre as soluções ganha-ganha leia o livro Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes de Stephen Covey- Muuuiito bom);
b) Resiliência: capacidade de aguentar os percalços da vida e os desafios no trabalho sem se deixar abater pelo desânimo. (Já falamos sobre isso aqui e aqui);
c) Capacidade para desenvolver boas relações: não apenas no trabalho, mas também com processos. "Um bom profissional deve ser capaz de fazer uso de suas habilidades de relacionamento para aperfeiçoar processos e deixar algo para trás quando não estiver mais desempenhando uma determinada função", diz Monica Longo, executiva de RH da Nivea, multinacional de cosméticos;
d) Postura ética: integridade em todas as ações - é preciso poder confiar no profissional que faz parte da empresa e ter certeza de que ele agirá com respeito e retidão diante de qualquer situação;
e) Habilidade para trabalhar em equipe: para se autogerenciar e administrar relações de trabalho em grupo. Fique muuito atento às suas atitudes em relação aos outros candidatos durante a dinâmica.
f) Flexibilidade: para lidar com imprevistos e mudanças de rumo ao longo do caminho. IMPORTANTE: É nessa fase que os recrutadores vão perceber se você é um profissional multitarefas. Sua capacidade de aprendizado e adaptação a novas realidades é que vai dizer se você é o profissinal ideal.

2. Nessa etapa, geralmente, é solicitado ao candidato que faça uma apresentação pessoal. Esteja preparado para se apresentar em 1, 3 ou 5 minutos. Parece mentira, mas a maioria dos candidatos não conhece o próprio currículo e acaba dançando nesse momento. Por ser um tempo muito curto, procure falar de suas características mais fortes, com exemplos de como você as utilizou no passado. Não se esqueça: Como você fez, Como você conseguiu é muito mais importante do que o que você fez ou o que conseguiu. Prepare sua apresentação pessoal em casa e separe o que você vai falar em tópicos. Deixe o mais importante para os primeiros tópicos, assim você pode abrir mão dos últimos caso o tempo seja muito curto. Treine, tom de voz, postura e objetividade.

3. Na discussão do case: Não interrompa ninguém, além de ser extremamente idelicado, demonstra que você não respeita a opinião de sua equipe. Uma boa frase que pode ser usada para discordar educadamente e respeitosamente de alguém é: "Entendo a sua opinião, mas o que você acha de ....". Além disso, é bom lembrar que agressividade é muito diferente de liderança. Liderança não é falar mais alto, não é dar ordens e muito menos impor sua opinião. Lembre-se: Ceder a liderança a alguém da equipe é uma excelente maneira de demonstrar liderança. Explico: Não é raro existirem candidatos que acreditam que se não forem os "líderes" do grupo, serão reprovados. Por mais que esse candidato não tenha o perfil de liderança, ficar disputando com ele transformará ambos em candidatos reprovados. Assim, ao delegar a liderança a esse candidato você estará demonstrando ser um líder e não um chato.

5. Por mais que seja o objetivo dos recrutadores te deixar à vontade, não se esqueça que você está sendo avaliado o tempo todo. Piadinhas fora de hora ou de mau gosto, palavrões, gírias e erros de português são uma ótima maneira de ser reprovado. Cuide da postura, do português e do tom de voz: SEJA UM PROFISSIONAL.

6. A melhor maneira de descobrir a roupa ideal para vestir em uma dinâmica é pesquisar sobre a cultura da empresa e saber qual o seu ramo de atuação. Entretanto, a regra é sempre usar uma roupa confortável, já que nessas etapas você pode ser solicitado a sentar no chão, se movimentar etc. Algumas regrinhas sobre roupas:
a) Consultorias e Bancos: Pedem roupas sociais mais formais, muitas vezes até terno.
b) Indústria e varejo: Social casual. Sem terno e sem gravata.
c) Tecnologia, publicidade, marketing etc: Casual.

Existem algumas empresas bem informais, como a AMBEV que deixa seus candidatos à vontade para usarem calça jeans nas dinâmicas. Veja aqui uma matéria excelente da Você S/A sobre roupas para entrevistas, mas que eu acho que se encaixa muito bem na etapa das Dinâmicas.

Sucesso a todos, porque Boa Sorte é pra quem não tem competência!

10 comentários:

  1. Ótimo texto Mari, parabéns!
    Com certeza, se eu passar para alguma dinâmica, vai ajudar bastante.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari! Adorei as dicas do blog e as informacoes nos topicos do Orkut. Juntos chegaremos mais longe! Boa sorte sempre!
    Gostaria de te perguntar se vc teria informacoes sobre o processo de selecao trainee do Grupo Itau/Unibanco. Entrei nos sites dos bancos, mas nao encontrei nenhuma informacao especifica ao processo dos programas. Muito obrigada!
    Beijos,
    Isabele

    ResponderExcluir
  3. Adorooooooooo!!!!

    Muito bom...
    Nunca fui pra dinâmica de trainee... A primeira será GVT... quero viver isso para poder dividir também.

    Beijos e só queria fazer um comentário... A sorte faz parte do jogo. Precisamos estar preparados para não precisar dela.
    Aprendi isso com o volei...

    ResponderExcluir
  4. Mariiiiiiiiiiiiii
    Ve so, tu estuda na Catolica ?
    Entao,quinta-feira vai ter uma palestra da Intel, sobre "Visao do Futuro", ta super concorrido, se inscreve no 1andar do bloco A, eles vao trazer todas as novas tecnologias, que ainda nem foram lancadas por eles.
    Eu coloquei o seu nome, nem sei se vc quer ir,nem nada, mas caso queira ja tem uma vaga garantida,so precisa do numero da sua matricula, Urgente,blz!
    Foi mal,todo esse texto!

    Bjus!

    ResponderExcluir
  5. Naissa e Bruzinha!

    Que bom que gostaram!! Com certeza essa troca de informações tem me ajudado muito tb!!! Eu só quero pedir pra vocês me atualizarem sempre acerca do sucesso de vocês! Tenho certeza que ainda vamos nos encontrar por aí!

    Isabele!

    Que bom que gostou das dicas! Até onde sei, tinha um cadastro para futuros processos em aberto, mas não estou sabendo de nenhum processo que esteja emandamento. Se eu souber de alguma coisa eu te falo, ok???

    Carol!

    Quefofura vc!!! Muito obrigada! Vou me inscrever com ctz!!

    Muito obrigada!!

    Ah! Eu estudo lá sim!

    Beijooo

    Mari

    ResponderExcluir
  6. Nossa seu artigo quebrou uma arvora para mim... pude esclarecer muitas duvidas. Muito obrigado mesmo. Ja esta linkado como favorito!

    ResponderExcluir
  7. Mari encontrei seu blog por acaso, mas que boas dicas você posta aqui!!! uau demais seu blog!

    ResponderExcluir
  8. Demais seu artigo, ajudou muito a sanar algumas dúvidas minha. Parabéns! E sucesso a todos nós! =)

    ResponderExcluir
  9. Amanhã participarei de um processo seletivo,será a 2a etapa, o laboratório de competências e adorei o seu texto,seu blog me deu uma visão bem melhor e com certeza me ajudará MUITOOOO amanhã.. Obrigado !!!

    ResponderExcluir
  10. Mari,

    estou aguardando a resposta que comentei em outro post, mas tenho mais uma dúvida, rs... Sabe como normalmente funcionam os teste de Inglês nos programas de trainee?
    Na convocação para a etapa presencial, para qual fui selecionada, a empresa ressaltou que haveráum momento em que será avaliado o Inglês avançado conforme declarado pelo candidato. Por isso estou dando uma repassada, mas estou em dúvida, devo focar mais na conversação, uma apresentação em inglês, redação, teste? Pode me ajudar? Mais uma vez obrigado!

    Estou amando seu blog, suas dicas e a troca de experiências do pessoal! Tenha certeza, que isso já me acrescentou em muito! Parabéns pelo trabalho! Continue! Aguardo resposta, beijo!

    ResponderExcluir