segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O que você não sabe?

Participei recentemente da dinâmica da AMBEV e fiquei chocada quando, ao citar Marcel Telles (um dos donos da AMBEV), mais de 70% dos candidatos que aguardavam o início da dinâmica não sabiam de quem eu estava falando.

Fiquei chocada porque a maioria sabia detalhes sobre o andamento de inúmeros processos, sabia sobre os salários pagos nas principais empresas a que estavam concorrendo, sabiam sobre o tipo de prova online que cada consultoria aplicava, mas não se preocupavam em conhecer a cultura, a missão e os valores daquelas empresas.

Não que eu ache que que vocês devem decorar o nome de todos os CEO's, donos e fundadores das empresas para as quais vocês estão concorrendo, mas eu tenho certeza que muitos são reprovados exatamente por detalhes que não sabem sobre tais empresas.

Pesquisar sobre a empresa vai muito além de simplesmente ler a sua página na internet. Ao escolher uma empresa você deve entender como ela funciona ou pretende funcionar. É entender como ela surgiu, seus princípios, sua cultura, o perfil de seus colabores, seus produtos, sua política etc.

É claro que nem todas essas informações você vai encontrar facilmente e é exatamente aqui que se encaixa a importância de saber um pouco mais sobre aqueles que estão à frente daquela empresa. São caras como o Marcel Telles que fazem dela, a empresa de seus sonhos. Entender como um executivo como ele pensa, é entender muito sobre a cultura, a visão, os valores e o que te espera em uma empresa dessa no caso de ser aprovado. Escolher a empresa certa é, sobretudo, garantir que você se sentirá realizado caso seja escolhido para trabalhar lá.

Além disso, é importantíssimo se manter atualizado acerca do cotidiano daquela empresa escolhida por você. Acompanhar as notícias diárias te dá uma boa noção de como a empresa vai agir diante das mais variadas situações, seja num período de crise, seja em relação ao consumidor, seja em relação ao meio ambiente e à sociedade como um todo. Notícias também dizem muito!

Desse modo, sabendo que as etapas presenciais já começaram e que os motivos de reprovação serão cada vez mais sutis, está na hora de pensar e refletir sobre o que você não sabe e evitar perder aquela vaga porque não conseguiu demonstrar aos recrutadores o quão interessado você está em trabalhar alí e o que aquela empresa significa para você. Afinal, já existem inúmeras pesquisas que comprovam o diferencial de um candidato preparado.

Como muitos sabem, eu tenho a minha empresa dos sonhos e, por isso vou dividir com vocês algumas das maneiras que encontrei para entender e conhecer melhor essa empresa. Depois que passei a adotar essas medidas o sonho se transformou em meta, pois agora tenho certeza de que me identifico de verdade com a minha escolhida!

Seguem algumas dicas:

1. Li todo o site da empresa. Estudei seus valores, seus produtos, suas políticas;
2. Procurei conversar e tirar dúvidas sobre a empresa com atuais e ex colaboradores e, principalmente trainees;
3. Criei um alerta Google com o nome da empresa, assim todas as notícias, posts ou sites que saírem na internet com o nome dela, chegam direto no meu e-mail.
4. Procurei me informar acerca dos processos passados: como funcionavam, quem fez, como eram conduzidos;
5. Assino revistas especializadas em carreira e mercado de trabalho.
6. Fiz um twitter e sigo pessoas que acrescentam e compartilham conhecimento. Além disso, sigo portais de notícias.
7. Sempre que posso vejo e revejo essas entrevistas que a Cristiane Correa, editora executiva da EXAME fez com alguns dos mais importantes executivos do Brasil e do Mundo. Seguem os links:

Marcel Telles - AMBEV
David Neeleman - Azul
Abílio Diniz - Grupo Pão de Açúcar
Luiza Helena Trajano - Magazine Luiza
Bernardo Hees - ALL
Luiz Eduardo Falco - Oi
Alex Dias - Google
Pedro Passos - Natura
Antônio Maciel Neto - Suzano Papel e Celulose

Atualização: Esse não podia faltar!!! Artigo sobre Steve Jobs do Administradores.com aqui.

11 comentários:

  1. Mari, infelizmente isso é uma constante. E dentro das empresas o emburrecimento é pior. Nunca vou esquecer quando estava na Unilever e soube da morte do Sérgio Vieira de Mello, ao comentar o fato com uma gerente de RH, ela veio me perguntar quem era.

    As pessoas não são curiosas, não se interessam pelo conhecimento, sobre o que está acontecendo com o mundo, com o seu país, com a sua cidade. E isso é ruim para a própria empresa, pois em planejamento estratégico e inteligência competitiva quem entende o que acontece em sua volta leva vantagem sobre a concorrência.

    Dizer que se trabalha muito e por isso não tem tempo para ler um jornal é mentira. Pode-se ouvir as notícias no radio fazendo o trajeto casa-trabalho, pode-se ler em algum portal na internet na hora do almoço ou um pouco antes de começar o expediente. O que falta é o mínimo de vontade para a maioria. Por isso que sair da mediocridade é tão fácil. É preciso muito pouco para se destcar.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto!
    Com certeza é algo que faz a diferença em um processo. Muitas vezes ficamos tão preocupados com o inglês, aparência, apresentação, etc. que não nos atentamos para isso, que é tão importante.

    ResponderExcluir
  3. Concordo contigo! Acredito que faz toda diferença saber detalhes e características da empresa que se pretende trabalhar. Acredito ainda, que basta vontade para ir atrás e colher essas informações.
    Sou péssima com nomes, mas compenso isso com curiosidades e informações sobre a empresa que me entram tranqüilamente na cabeça hehehehehe

    Beijos Mari, estou torcendo por você!

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari!
    sempre leio seu blog e sempre penso quando leio cara postagem: "eita, é verdade mesmo!"
    Me formei agora em Engenharia Civil e meu sonho é entrar na Odebrecht e seu blog está me ajudando muito para eu me preparar para as dinamicas (se eu passar nos testes.. estou no aguardo).

    beijos!!!
    to torcendo por vc na Ambev!
    suecesso!

    ResponderExcluir
  5. Mari,
    Ola.
    A atitude que você aponta no seu post como necessária para o melhor aproveitamento nos processos seletivos é o que esperamos de jovens talentos. Embora você tenha sido clara quanto ao tipo de responsabilidade e cuidado que se deve ter para se ter sucesso, notamos que muitos profissionais (não só os jovens) acham que participar de processos é só ir e estar presente, ou acham que conhecer o site é o suficiente para “dizer” que conhecem a empresa. Às vezes até pode ser. Mas ser um profissional responsável, que virá a contribuir efetivamente para com a melhoria dos serviços prestados pelas empresas à sociedade, é muito mais do que saber da empresa em que gostaria de estar. É ser curioso, estar a par do que acontece no mundo e que afeta a todos, é desenvolver uma postura critica, é saber da empresa em que se quer trabalhar ou trabalha do ponto de vista estratégico (e não só local ou pontual). Enfim, é ser cidadão, desenvolvendo comportamento critico e pró-ativo com relação a sua parte no processo produtivo. O que eu li me fez pensar que você é uma pessoa que faz a diferença, e de forma responsável. Parabéns. Tenho certeza que você vai encontrar (se já não encontrou) a empresa que merece sua contribuição. Sandra Barros.

    ResponderExcluir
  6. Ju!

    Adoro suas participações!! Obrigada por contribuir e enriquecer sempre!!

    Beijo,

    Mari

    ResponderExcluir
  7. Naissa!!

    Passei pelo seu blog! Deixei um readinho lá! Que bom que vc gostou do texto!

    Beijo!

    Bruzinha!

    Obrigada por estar sempre por aqui também!!! Eu torço muito por você também!!! Você vai loooonge!

    Beijo,

    Mari

    ResponderExcluir
  8. Liuuu!

    Eu fico muito feliz de poder ajudar!! Eu espero, de verdade, que você alcance seus objetivos. Tenha certeza que poder fazer parte dessa sua trajetória é um privilégio e uma honra!

    Obrigada por torcer por mim! Estarei aqui torcendo por você também! Quando tiver novidades sobre seu processo me avisa, tá??

    Beijos,

    Mari

    Sandra,

    Não tenho como expressar o quanto suas palavras me fizeram mais feliz! Eu tento muito fazer diferença e torço para que a empresa que escolhi perceba isso e me dê a honra de fazer parte do time! Enquanto isso, tá valendo à pena colher os frutos desse trabalho!

    Eu respondi seu e-mail! Obrigada!!!

    Beijos,

    Mari

    ResponderExcluir
  9. Ola,
    Li seu blog inteirinho, numa madrugada só...
    Achei muito interessante tudo aquilo que você escreveu.
    Estava em dúvida em fazer o Curso da Foco Talentos, mas agora, com certeza farei (aproveitando que sou aqui de São Paulo).
    Ando buscando muito entender sobre os Processos Seletivos e os pré-requisitos pois estou em busca de um estágio pois eu Curso Engenharia Mecatronica ou Controle e Automação como dizem.
    O que me deixa um pouco triste é que não tendo nenhuma experiencia na área (trabalho como supervisora de informatica numa faculdade) eu possa ser reprovada de cara.
    Outra dúvia minha é quanto a colocar minha posição no curriculo. Não sei se "pega mal" colocar que eu sou uma supervisora em busca de um estágio, mas nao é que eu nao goste da empresa ou do reitor, é simplesmente que eu estou buscando atuar na area.
    Recentemente fiz o processo seletivo da Siemens e fiquei muito surpresa ao passar pelos testes on line e ao chegar na dinamica, me deparar com 95% de candidatos cursando faculdades estaduais ou federais e somente eu de uma particular. Tentei levar como um ponto positivo, mas deu nervoso mesmo assim.
    Surpresa mesmo foi receber um email dizendo que passei pela dinamica, porem, na fase de Teste oral de Ingles por telefone, acho que nao me sai muito bem, ja que minha maior dificuldade com ingles é entender o que é dito.
    Bom, mesmo nao tendo passado (quase certeza) suas dicas me ajudaram muito para os proximos processos que me inscrevi.

    Ah, tomara que vc consiga passa na Ambev, tenho um primo gerente logistico de lá, que AMAAAAAA a empresa.

    Um beijão.
    Segue meu email? bruperes@hotmail.com
    Bruna C. Peres

    ResponderExcluir
  10. Mari,

    teu blog esta na minha barra de favoritos!!!

    ResponderExcluir
  11. Brunna e Gaby,


    Muito obrigada pelo apoio!!! Quem bom que gostam do Blog!!!

    Continuem vindo aqui e comentando!

    Beijos,

    Mari

    Brunna,

    Vou passar suas perguntas para a Sandra, ok?

    Beijos,

    Mari

    ResponderExcluir