quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Mudanças e Curso da Foco Futuro.

Pessoal,

Eu tenho visto todas as sugestões acerca das mudanças no layout do blog. Estou procurando um modelo legal, com cores dinâmicas e bonitas para não cansar a vista de ninguém!

Enquanto isso, gostaria de deixar uma dica pra vocês! Eu sei que já falei sobre o curso da Foco Futuro e tenho visto na comunidade alguns comentários (bons e ruins) sobre essa iniciativa. Eu, particularmente, acho extremamente válida, até porque temmuita gente que ainda não entendeu nem mesmoo que é um programa de trainee.

Acredito que ser reprovado faz parte, mas quando você sabe o porquê da reprovação você pode aprender com isso, em vez de ficar se lamentando. Os objetivos do curso são bem legais e só tenho visto elogios de quem fez!

Recebi esse texto por e-mail e resolvi publicá-lo na íntegra para esclarecer as dúvidas de algumas pessoas e aprensentar a oportunidade para quem ainda não estava sabendo do curso. Infelizmente ainda não tem disponibilidade em Recife, mas pra quem mora em SãoPaulo, Campinas e Rio de Janeiro é uma excelente oportunidade!

Dificuldade de ingresso em programas de trainee e estágio leva jovens a buscar ajuda profissional
Curso desenvolvido pelo Grupo Foco pretende desmistificar processos de recrutamento e dar dicas para uma boa performance em entrevistas

Apenas 5% dos candidatos inscritos nos programas de estágio oferecidos pelas empresas são aprovados. O número impressiona? Então saiba que essa relação é ainda mais crítica no que diz respeito aos Programas de Trainees disponíveis no mercado, que aprovam somente entre 0,1% e 0,2% dos inscritos, de acordo com um levantamento realizado todos os anos pelo Grupo Foco, consultoria de Recursos Humanos responsável por mais de 40 programas todos os anos. Os processos seletivos das organizações já são, de longe, mais concorridos do que os vestibulares das melhores universidades do País.

“Começar uma carreira com um coach, a oportunidade de ir para o exterior e de conquistar altos cargos num menor espaço de tempo é o que muitos jovens em início de carreira desejam”, afirma Fábia Barros, gerente e consultora do Grupo Foco, que atento às estatísticas, lança no mercado um serviço para auxiliar candidatos na maratona de programas de trainee e estágio: a Foco Futuro.

Na prática, a Foco Futuro vai ensinar aos candidatos o “beabá” de um processo seletivo para emprego. É um programa constituído de sete etapas em que, a partir da vivência, o candidato deve chegar melhor preparado às entrevistas. O que escrever para ter um bom currículo, o que as empresas buscam quando criam um programa (estágio ou trainee) e o que se espera do candidato em uma dinâmica de grupo são alguns dos temas abordados.

Com carga horária de até 12 horas, o curso, de acordo com Fábia que é uma das gerentes do projeto, não sugere nenhuma fórmula ‘mágica’, mas sim a desmistificação de processos de recrutamento, dinâmica, identificação de deficiências e dicas fundamentais para uma boa entrevista.

Lançado no início de julho, o curso da Foco Futuro tem registrado uma procura que vai além das expectativas, com vagas esgotadas em quase todas as datas oferecidas. “O que temos percebido é que os candidatos estão se dando conta do quanto é importante estar preparado. Eles sabem que é a única maneira de sair na frente dos concorrentes”, aponta Rudney Pereira, que também é gerente da Foco Futuro.

Para ele, uma das maiores deficiência dos candidatos nos programas é o fato de irem disputar uma vaga sem ao menos ter a informação de qual é o negócio da organização contratante. Segundo ele, de nada adianta toda a formação e conteúdo se o candidato não tiver identificação com os valores da empresa. Além disso, é claro, deve aprender a se expor, indo além do conteúdo técnico.

O conteúdo do curso oferecido pelo Grupo Foco é baseado na própria experiência dos consultores, que buscam esclarecer dúvidas já vistas em anos de experiências com jovens, além de atender as necessidades das empresas que buscam trainees e estagiários de qualidade. “Isso é importante para eles, para nós e para as empresas que receberão candidatos mais bem preparados”, destaca Rudney.

Além de São Paulo, a Foco Futuro oferece o programa nas filiais de Campinas, Curitiba e Rio de Janeiro, tanto aos sábados quanto em dias úteis.

Mais informações no site: www.focofuturo.com.br

7 comentários:

  1. Acho válido o curso, mas poderia ser mais acessível, levando-se em conta o valor do curso, porque além deste existe também o valor dos gastos de transporte (no meu caso moro a aproximadamente 500km de Curitiba).

    ResponderExcluir
  2. Cheguei a ver a programação do curso, mas infelizmente já acabaram as vagas para a minha região, que seria a de Campinas!
    Achei muito interessante a matéria do post antepassado que falava sobre a geração Y não ser superficial. Valeu pela dica!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante o curso! Mas as vagas pra São Paulo também já acabaram! E com tantos processos em andamento, seria ótimo se eles abríssem mais turmas!

    ResponderExcluir
  4. boa tarde, estou no processo seletivo p/ trainee da unilever, a próxima etapa é fazer um blog, e confesso que não tenho intimidade alguma com blogs. Gostaria de saber de vcs que curtem, "inclusive achei bem bacana o blog de vcs" se vcs tem alguma idéia para ajudar ou dica.. mto obrigada.
    meu e-mail é natalialeves@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. olá!
    vim agradeçer a nova cor do blog.Ficou perfeita!Minha vista agradece! papo de véia né?rsrss
    beijuss

    ResponderExcluir
  6. Bruzinha,

    É... o preço fica um pouco salgado pra quem mora longe! Imagina pra mim que moro em Recife?!Mas acho que como aumento da procura,pode ser que eles abaixem o preço. Além disso, eles estavam fazendo uma promoção e o prêmio era uma bolsa integral para o curso. Não sei se ainda está aberta,mas vale à pena dar uma olhada no site! !

    Joyce e Jane,

    É! Eu tb estava louca pra fazer, mas pra mim ficou inviável. Só tenho visto comentários positivos de quem fez! Vale à pena ficar de olho no site pra ver se eles não vão abrir novas turmas!

    Babi!

    Esse lance da mudança ainda tá na minha cabeça! Não estou satisfeita ainda, mas vou experimentar até conseguir!!

    Beijos,

    Mari

    ResponderExcluir
  7. A idéia é ótima mas o preço x/
    não dá!
    bem que queria!

    ResponderExcluir