sexta-feira, 17 de julho de 2009

Não passei na triagem de currículos!!!!

Fiquei espantada com as críticas que encontrei na comunidade Trainee Brasil acerca da triagem de currículos realizada pelas recrutadoras. Então resolvi pesquisar acerca desse tema e achei muita informação! Tá certo que algumas informações são controversas, mas existem pontos em comum entre as opniões de especialistas e candidatos.

Primeiramente, gostaria de falar sobre o chat online realizado pela Curriculum Networks em sua feira online, do qual tive a oportunidade de participar. A profissional entrevistada trabalha com seleções e foi bem específica em relação a esse filtro:

1. São as empresas que escolhem os pré-requisitos, ou seja, não adianta se revoltar porque passou em uma empresa e não passou em outra. Cada empresa tem seu perfil. Não importa se você já trabalhou em inúmeras multinacionais, se tem inglês, espanhol e alemão fluentes, se é formado em 3 cursos superiores. Se o perfil da empresa é uma pessoa com pouca experiência, você tá fora! É triste, mas é a verdade.

2. Os requisitos, geralmente, são os mesmos: curso, instituição de ensino, conhecimentos em informática, idade, idiomas e, em algumas - experiência internacional.

Sobre o histórico escolar é bom saber que são avaliados se o seu curso se encaixa entre os requisitados pela vaga, se a sua instituição de ensino é bem qualificada e quais são as datas de início e conclusão do seu curso (essas datas vão dar a noção se você teve um rendimento regular durante seu curso de graduação. Por exemplo, seu curso tem a duração de 4 anos, mas sua data de início é 02/2002 e sua data de conclusão é 12/2009, são 8 anos na faculdade e isso não vai contar pontos para você).

Com algumas exceções, o nível de conhecimento do idioma exigido é o nível intermediário em pelo menos uma língua (preferencialmente o Inglês). Conhecimentos em outras línguas são considerados diferenciais utilizados, por exemplo, no caso de passarem muitos currículos para a próxima fase.

Os conhecimentos em informática exigidos são quase sempre os conhecimentos de usuário do pacote Office, a não ser que você esteja se candidatando para alguma vaga ná área de TI.

A idade é o requisito mais polêmico de todos! Tenho percebido que pessoas acima dos 24 anos estão encontrando muita dificuldade em ser selecionados para a próxima fase no caso das empresas de consultoria e auditoria como Deloitte, PWC e KPMG. Não incluí a Ernst & Young porque eu, mesmo com 25 anos, cheguei até a fase de entrevista com o sócio e, o próprio gerente que me entrevistou falou que entrou na empresa aos 25 anos. Sobre esse assunto, a Sofia Esteves falou que os filtros, geralmente são de 28 anos, variando para 27 e 26. Minha opinião é a de que as empresas que querem um perfil menos experiente optam por pessoas mais novas, enquanto que os processos que buscam trainees para ocupar cargos de gerência tem uma tolerância maior. Assim, se você prestou bastante atenção em todos os outros requisitos, tem certeza que preencheu todos e mesmo assim não passou, provavelmente você foi reprovado pela sua idade.

E, finalmente, experiência internacional. É claro que algumas empresas não utilizam esse filtro na triagem de currículos, mas é muito importante saber que as empresas hoje se preocupam muito mais com as competências adquiridas com suas experiências de vida do que com um currículo brilhante.

Além disso existem outros detalhes que podem explicar o porquê de uma reprovação na triagem dos currículos. Ao preencher um currículo online fique atento àqueles campos que oferecem alguns caracteres para que você fale mais sobre os seus objetivos, sua personalidade. São nesses campos que os recrutadores podem perceber se você está apenas "procurando um emprego" ou se você realmente quer trabalhar naquela empresa. Por isso, é importantíssimo ter pesquisado muito sobre a empresa (visões, missão, competências essenciais de seus colaboradores, produto final, market share, concorrentes, clientes etc) e sobre a vaga (quais serão suas funções, quais são as competências mínimas para preencher a vaga etc). Afinal só com essas informações você terá condições de dizer: EU ERA PERFEITO PARA ESSA VAGA.

Finalmente, se preocupe com palavras chaves, pois são essas palavras que o sistema irá buscar na hora de realizar "a peneira". Não se esqueça que você está preenchendo um currículo, seu cartão de visitas, sua embalagem, sua apresentação, por isso seja objetivo e formal, assim como o mercado de trabalho.

Dito isso, a dica que fica é: se você não passou na triagem de currículos, antes de sair distribuíndo críticas nada construtivas aos profissinais de RH, releia com atenção o edital de convocação para participar do programa de seleção e revise seu currículo, pelo menos 3 vezes como se você fosse o recrutador e, finamente, reflita se realmente você tinha preenchido todos os requisitos mínimos da vaga.

Lembre-se: a Resiliência, mais conhecida como capacidade de lidar com frustações é também competência essencial ao profissionais de hoje, portanto, se você não sabe lidar com a reprovação em um simples processo de seleção, provavelmente você não está preparado para o mercado de trabalho!

19 comentários:

  1. Ótimo post, muito útil!!!

    O blog promete, parabéns!!!

    Bjs,
    Lili

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Lili!!

    Eu também adoro o seu blog!

    Bjs,

    Mari

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari td bem???....parabéns por essa iniciativa "coragem"...rsrsrsrs

    Excelente essa reflexão sobre os processos de triagem, acredito que vale a pena ressaltar que a grande mensagem implícita nisso tudo é o famoso "perfil", primeiramente antes de nos inscrevermos em um processo seletivo temos que ter total conhecimento do nosso perfil pessoal (onde podemos se encaixar) e cruzar com a cultura, perfil, valores e origem (principalmente nos casos de multinacionais) das empresas pretendidas, pois com essa análise aumenta muito mais suas chances de investir nos processos que realmente te levaram ao resultado, ser um trainee e aliviara e muito esse stress causado pelo não.

    Bjos e sucesso!!!

    Antonio Rodrigues

    ResponderExcluir
  4. Oi Antonio!

    É isso mesmo! Pode parecer clichê, mas você também tem que escolher a empresa!

    Muito obrigada pelos votos de sucesso e pela colaboração!

    Beijo,

    Mari

    ResponderExcluir
  5. Excelente materia,
    Como o assunto é triagem de curriculo, tenho uma questao.
    Fiz 3 periodos do curso de direito depois abandonei para fazer economia, devo ou nao colocar no meu curriculo..
    Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Oi Mariana,

    Gostei muito do seu blog, Parabéns...e eu li uma coisa que eu posso contar por experiência, participei de um processo de trainee e fui barrada pela idade, tinha 24 na época, hoje estou com 25. Ficou claro que foi a idade por que todos ficaram empolgados e sorrindo quando me apresentei, algo do tipo "encontramos a pessoa", no final três pessoas perguntaram minha idade e quando eu disse 24, parecia que eu tinha dito que era ex-presidiária ou qualquer coisa do gênero sei lá. Hoje eu penso que se eles acham alguém de 24 "velha", talvez dentro da cultura deles seja mesmo, e é melhor ir em busca de um lugar maia adequado. Bem é isso dividi minhas experiências com vocês..boa sorte a todos aspirantes a trainee!!..bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Já aconteceu isso comigo também, na EY!
      É muito deprimente!
      O ruim que vc vai até os finalmemtes e é reprovado por idade! :(

      Excluir
  7. Oi Marcelo!

    Não sou especialista no assunto, mas acho muito pessoal essa questão. Se você acha que pretende retornar ao curso de direito ou se esses três meses serão relevantes para a vaga que você está se candidatando eu acho que seria válido colocar, caso contrário acho desnecessário. Depende de cada caso. Vou procurar algumas dicas específicas sobre currículos e faço um post ok?

    Beijo,

    Mari

    ResponderExcluir
  8. Oi Mis!

    Muito obrigada por sua contribuição. Essa polêmica da idade é muito chatinha mesmo, porque a gente nunca sabe se foi reprovado realmente por isso, né?

    Estou pesquisando melhor e pretendo colocar posts mais específicos para ajudar mais!

    Um beijo,

    Mari

    ResponderExcluir
  9. Mari,

    estou conhecendo seu blog através do blog da Lili (Trainee2010), e considerei de muita valia esse seu artigo sobre a triagem de currículos.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Oi Profedgar!

    Muito obrigada pela visita e pelo comentário! O meu objetivo é esse mesmo: Ajudar aqueles que estão na mesma luta que eu!

    Beijo,

    Mari

    ResponderExcluir
  11. Olá!! Estou tendo o mesmo problema, e sempre com uma única empresa de RH. Tenho ótima faculdade, inglês fluente, experiêcias de estágio e sempre releio o edital. O que acontece é que não passo em nenhuma das triagens de programas feito por uma das empresas de RH. Já entrei em contato com a consultoria, mas a pessoa não me deu nenhum feedback. Disse que eles não podiam divulgar quais haviam sido as análises e que não havia nada de errado no meu CV! Assim, continuei sem saber... Minha aposta é a idade: tenho 25 anos.

    ResponderExcluir
  12. Oi neninhamr!

    Essa questão da idade é muito complicada. Eu também tenho 25 anos e acredito que possa ter sido barrada por esse motivo em alguns programas, mas nunca terei certeza.

    A dica que eu posso te dar é: Procure programas voltados para profissionais mais experientes, como aqueles que visam formar gerentes.

    Espero ter ajudado!

    Um beijo,

    Mari

    ResponderExcluir
  13. Gostei do que vc disse Mari, sabe eu fiquei desapontada por ter sido eliminada do programa da Unilever sem ter tido a chance de tentar,mas depois de ler os seus posts fiquei mais confiante...rsrs

    ResponderExcluir
  14. Obrigada Mari!! Acho que é isso mesmo.

    bj

    ResponderExcluir
  15. MARI,
    MUITO LEGAL SUAS DICAS. QUERIA TÊ-LAS CONHECIDO ANTES DE PARTICIPAR DE DOIS PROGRAMAS TRAINEES - VOLKSWAGEN E MAGAZINE LUIZA - DOS QUAIS NÃO PASSEI DA FASE DE TRIAGEM DE CURRICULUM.
    MAS ACHO QUE MESMO QUE NÃO SE CONSIGA A APROVAÇÃO EM NENHUM PROGRAMA TRAINEE, CERTAMENTE NÓS, QUE ESTAMOS CORRENDO ATRÁS, TEMOS UM DIFERENCIAL NO MERCADO: ALÉM DA EXPERIÊNCIA DE TER PARTICIPADO DE VÁRIOS PROCESSOS SELETIVOS, TEM-SE, AINDA, MAIOR CONHECIMENTO DO MERCADO, DE NÓS MESMOS E DO QUANTO SOMOS DETERMINADOS PARA CONTINUAR CORRENDO ATRÁS.
    SE PUDER, INDICA UM SITE ONDE EU POSSA SIMULAR OS TESTES ONLINE DE INGLÊS; OU COMO POSSO OBTER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE COMO SÃO REALIZADAS AS ETAPAS DOS PROGRAMAS TRAINEES?
    ABRAÇOS E BOA SORTE.
    AGUARDO UM POST SEU COM LETRAS GARRAFAIS "SOU TRAINEE!!!"

    ResponderExcluir
  16. Meu nome é Fernando, sou de Campinas/SP e tenho uma dúvida: curso inglês a 2 meses, e quero saber se posso colocar no currículo inglês básico, ou pelo menos cursando.
    Parabéns pelo blog, abraço.

    ResponderExcluir
  17. A questão da idade e algo realmente relativo e vai de acordo com o que a empresa busca. Eu tenho 29 anos e ja participei de algumas DG's recentemente e pude observar que a idade para corte tem aumentado. Isso significa que a mentalidade das empresas vem se modificando positivamente

    ResponderExcluir
  18. Deveria ser crime de preconceito , essa questão da idade , porque idade não quer dizer nada , experiência profissional é o que conta mais , quer dizer então que uma pessoa que tem acima de 25 anos já é incapaz ? Então o tempo de aposentadoria deveria diminuir . Se o currículo chega a ser selecionado a ponto da pessoa ir até a última etapa , e depois reprovado pela idade , não deveria nem ter sido chamado . A minha entrevista de triagem foi feita por telefone , não souberam nem perguntar .

    ResponderExcluir