sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O que você busca aprender?

Em meus últimos posts falei muito sobre alguns aspectos que podem nos reprovar em um processo de seleção. É claro que são todos aspectos negativos e que devem ser trabalhados para que nos tornemos muito mais do que bons candidatos e profissionais valorizados, e sim para que nos tornemos pessoas melhores!

Essa semana tive a oportunidade ler um post que me deixou extremamente feliz: A Geração Y não é superficial! Esse post é especial porque significa muito mais do que um elogio de profissionais especializados em recrutamento e seleção. Ele é especial porque tira de nossas costas um dos que eu considero o maior peso que nossa geração carrega.

Tá certo que eu conheço muitos GenY que não estão preocupados em deixar de ser superficiais e que não se preocupam com cultura, com história, com aprendizado. Mas cada vez mais percebo que a maioria de nós quer mesmo é aprender.

Essa vontade de aprender tem sido o diferencial de muitos candidatos por aí. Saber qual é a sua postura em relação ao aprendizado é um dos objetivos dos recrutadores e de muitas empresas.

Como comentei no post anterior, muito tem se falado sobre o Programa Próximos Líderes e como a proposta é inovadora e apaixonante e foi justamente quando eu estava fazendo a segunda atividade online desse processo que me deparei com a pergunta que deu nome a esse post.

Tínhamos que assistir a um vídeo que compilava inúmeras imagens representativas das infinitas fontes de informação às quais temos acesso e depois responder a essa pergunta: Na avalanche de informações disponíveis, o que você busca aprender?

Considero que essa pergunta é essencial para diferenciar dois tipos de jovens GenY: Aquele que se pergunta "Pra quê"? E aquele que se pergunta Por quê?

Aquele que se pergunta "Pra quê?" tem sempre uma desculpa pra deixar a oportunidade de aprender passar. Ele nunca vai precisar usar aquele conhecimento, nunca tem tempo pra essas "bobagens".

Aquele que se pergunta "Por quê?" quer sempre saber um pouco mais sobre aquele assunto, quer ler, se informar e, bem no fundo sabe que, se nunca for usar aquele conhecimento, o simples fato de ter lido e conhecido algo a mais já valeu a pena.

O "Pra quê?" vai ser aquela pessoa divertida, engraçada, legal. O "Por quê?" vai ser aquela pessoa interessante. E uma pessoa interessante pode muito bem ser divertida, legal e engraçada.

Um dos principais aspectos positivos de ser um "Por quê?" é poder compartilhar e com isso aprender cada vez mais. É ter assunto pra conversar por horas a fio sem precisar ficar falando do tempo ou do futebol (embora esses assuntos sejam uma ótima maneira de iniciar uma longa conversa!).

E você?

Quer ser um "Pra quê?" ou um "Por quê?"?

6 comentários:

  1. Muito bom o texto!
    Colocaria ainda um outro tipo de jovem, aquele que pergunta "Por que não?"

    ResponderExcluir
  2. Opa! Blz?
    Curti seu blog.
    Vou voltar por aqui.

    Tem um outro tipo também: o que pergunta "e daí?".

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. oie!
    adorei seu blog,super interessante mesmo...quero voltar.....
    posso te deixar uma sugestão??por favor,não me entenda mal....é que fico meio confusa p/ ler pelo comput qd o fundo é preto(tô fazendo exercícios p/ vista p/ melhorar)e daí fico cansada p/ ler...bem que vc podia mudar p/ um fundo mais claro heim?!!!! :))
    beijoss

    ResponderExcluir
  4. Bacana o blog Mari!
    gostei do texto!
    sobre a sugestão da Babi, o fundo mais claro, fica mto mais clean e prazerosa a leitura, ao meu ver tb!
    bjos
    Wendel Fernandes

    ResponderExcluir
  5. Tbm gostei do blog, Mari!

    ...E concordo que esse fundo escuro não favorece mt a leitura.

    ResponderExcluir
  6. Pessoal!!

    Muito obrigada pelas dicas e por aparecerem por aqui!

    Sugestões anotadas!

    Beijoo

    ResponderExcluir