quinta-feira, 23 de julho de 2009

Não passei na dinâmica de Grupo!!!

Para mim a Dinâmica de Grupo é a etapa mais difícil de qualquer seleção. Ao chegar aqui seu currículo já foi aprovado e suas habilidades técnicas essenciais também. Agora é só se encaixar no tal do perfil!

É importante relembrar que o perfil desejado já foi traçado pela empresa antes mesmo do processo começar e que cada perfil é composto por uma série de competências e atitudes comportamentais que deverão ser apresentadas pelos candidatos.

A menos que você tenha acesso ao perfil desejado, está na hora de estudar muito sobre a empresa: seus valores, sua visão, sua missão, o produto final, o perfil de seus colaboradores e, principalmente, estudar sobre a vaga para qual você está se candidatando.

Isto porque, o perfil traçado leva em consideração todas essas variáveis e é de suma importância que você se identifique com elas. (Já estou realizando uma pesquisa e vou fazer um tópico só sobre perfis para tentarmos aprofundar nesse assunto).

A primeira coisa a saber sobre uma dinâmica: o que está sendo avaliado são suas experiências de vida e sua maneira de lidar com diferentes situações. O seu currículo foi avaliado na Triagem de Currículos, portanto na hora de fazer a apresentação pessoal concentre-se nas suas competências e não fique repetindo suas funções. Se você não conseguir demonstrar seu diferencial, você está fora!

Por exemplo: você trabalhou como estagiário em um escritório de advocacia. Suas funções eram elaborar peças processuais, ir ao Fórum conversar com o juiz, tirar cópias, cadastrar processos etc. Isso já está escrito em seu currículo. O que os avaliadores querem saber aqui é: O que você aprendeu com isso? Qual a influência dessas funções no profissional que você é hoje?

Ao trabalhar com peças processuais você aprendeu a trabalhar sob a pressão dos prazos? Aprendeu que comprometimento é essencial para qualquer profissional? Aprendeu a ter foco? Isso são competências e competências a gente não aprende na faculdade: a gente desenvolve a partir do momento que aprendemos a extrair lições de nossas experiências de vida.

Uma observação importante: É sempre bom ilustrar suas competências com situações que você viveu. A seleção por competências se baseia na maneira que você agiu diante de diferentes situações, pois as suas atitudes é que demonstram suas competências. É por isso que após as apresentações pessoais, geralmente somos divididos em grupos e expostos a cases.

Já ouvi muita gente dizendo: Meu grupo apresentou um projeto muito melhor do que o do outro grupo, mas passaram mais membros de lá do que de cá. Claro! Se fosse assim eles estariam avaliando o grupo todo e não cada indivíduo. O que está sendo avaliado de verdade não é se o seu projeto ficou melhor ou pior e sim como vocês fizeram o projeto: Quais competências você apresentou no momento de elaboração do projeto?

A partir das competências essenciais àquele determinado perfil é que o avaliador poderá concluir se você está dentro ou fora do padrão que ele busca. Assim, repetindo o que eu disse no tópico anterior, não adianta demonstar ser um líder se eles estão buscando uma pessoa de perfil operacional. Não adianta ser uma pessoa dinâmica se a vaga é para carimbar papéis.

Tenho percebido que algumas competências são essenciais na maioria dos processos para trainees. São elas: comprometimento, trabalho em equipe, foco em resultados, melhoria contínua, inovação/criatividade.

Assim, perguntas importantes a se fazer caso tenha sido reprovado em uma dinâmica são: Você trabalhou bem em equipe? Escutou a opinião de todos? Contribuiu com idéias criativas? Influenciou de alguma maneira o grupo? Chegou atrasado? Falou palavrão? Prestou atenção na apresentação dos outros grupos? Demonstrou ansiedade?

Nas brincadeiras, nas conversas, no coffebreak, durante toda a dinâmica as pessoas deixam transparecer suas características pessoais e são elas que serão avaliadas.

É claro que esse assunto não vai ser esgotado em um único post, mas a idéia que deve ficar é: Ser você mesmo é essencial! Mas, antes de sair por aí agindo como se estivesse em casa, lembre-se: Cada ambiente exige um comportamento distinto. Você não é o mesmo diante do seus pais, dos seus amigos, do seu chefe ou de seus sogros, mas em nenhum momento você deixa de ser você mesmo!

Atualização: Pessoal! Deem uma olhada nos comentários. Troca de idéias muito legal com a Julianna!

22 comentários:

  1. Vc esqueceu de falar da liderança. Fundamental para qualquer trainee, de qualquer empresa.

    Concordo com muitas coisas, outras não. Mas no geral, é mais ou menos isso que você falou.

    Não que eu queira estimular a fazer isso, até porque se não passar, não quero ninguém dizendo que a culpa é minha, mas na dinâmica da Unilever eu cheguei hiper atrasada (as pessoas já estavam se apresentando, inclusive) e passei. Na Bematech na hora do coffe eu falava alto pra caramba (e como sempre contando piada), todo mundo ria e passei tb.

    Se você tem o perfil correto, não vai ser a calça jeans (que eu tb fui na DG na Bematech), o atraso, o palavrão e nem as piadas de corredor que vão te eliminar.

    As pessoas fazem muito drama por causa da dinâmica, mas ela não é um bicho de sete cabeças. Na minha opinião, a etapa mais difícil é a triagem curricular, pois é a única que não depende da gente. Ainda mais agora, que qualquer processo fuleiro recebe mais de 20 mil inscrições para 10 vagas.

    Beijão,
    Julianna

    ResponderExcluir
  2. Oi Julianna!

    Muito bom seu comentário! A minha vontade é que todo mundo participe e compartilhe suas experiências!

    Na verdade não esqueci da liderença não! É que, conversando com uma profisssional de uma das empresas recrutadoras ela me falou que nem todos os processos para trainee exigem liderança, aliás, em alguns isso até atrapalha. (Isso aconteceu comigo)

    Mas quero fazer um tópico específico sobre competências, porque tem muita gente confundindo competência com experiência e conhecimento técnico!

    Concordo com você que as pessoas fazem muito drama na dinâmica, mas na minha opinião é essa a fase em que pessoas que não teem o perfil e que, por algum acaso tiveram seus currículo aprovado, vão ficar. Não acho que a dinâmica depende da gente, porque tem gente que até vai bem, mas não passa porque não tem as competências essenciais exigidas pelo cargo!

    A questão da roupa eu concordo plenamente! Até porque o que vai decidir a roupa que você vai usar é o tipo de empresa ou cargo para os quis está concorrendo!

    Adoro as suas participações! Você tem muita figurinha pra trocar!

    Beijo,

    Mari

    ResponderExcluir
  3. Mari, mas você escreveu "A menos que você tenha acesso ao perfil desejado, está na hora de estudar muito sobre a empresa: seus valores, sua visão, sua missão, o produto final, o perfil de seus colaboradores e, principalmente, estudar sobre a vaga para qual você está se candidatando". Isso não é correr atrás? De mão beijada ou não, adequar o nosso perfil ao que a empresa quer depende da gente sim! E reprovado ou não na dinâmica, ao menos temos a chance de mostrar o que somos. Dançar na triagem nem isso a gente tem.

    E quanto a liderança, acredite, a empresa que não exige é pq o programa é fuleiro. O conceito de trainee é ser preparado para assumir cargo de gestão em pouco tempo. E pelo que me conste, uma pessoa que não é líder não tem como exercer bem esse cargo.

    beijão

    ResponderExcluir
  4. Oi Julianna!

    Concordo com você que na dinâmica temos a oportunidade de mostrar o que somos e que é alí que temos a oportunidade de mostrar nosso potencial e tudo mais.

    Mas quando eu disse para pesquisarmos sobre a empresa e sobre a vaga, na verdade eu quis dizer que nós temos que nos identificar com elas. Não acredito que seja possível moldarmos nosso perfil.

    Como o tema do blog é uma reflexão sobre o pq de não termos passado, a idéia que quero deixar é que, antes de falarmos mal da metodologia aplicada na seleção (como muita gente tem feito), temos que refletir se realmente tínhamos o perfil daquela vaga. Acredito que o perfil nada mais é do que a identificação pessoal com cada um com os valores, com o produto final, com as competências essenciais e com a cultura da empresa.

    Por falar nisso, estou fazendo uma pesquisa exatamente sobre essa identificação. A minha idéia é identifica, nos jovens que já foram aprovados, se isso realmente é um diferencial na hora da aprovação. Você não quer participar? Consegui trainees AMBEV, Danone e Ernst & Young. Você falaria sobre a Unilever? Me mande um e-mail: maricsilveira@gmail.com e te falo dos detalhes.

    Quando falei sobre a liderança, fiz isso porque nem todos os programas são voltados para a busca de líderes. Um bom exemplo disso é a idéia das Big Four, elas selecionam, através de seu programa os profissionais que vão exercer o cargo de assistente 1. É claro que esses profissionais vão chegar ao cargo de gerência um dia, mas esse programa não é como o da AMBEV, por exmeplo que busca profissionais que vão exercer um papel de liderança após o treinamento.


    Um beijo,

    Mari

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari mandou bem!!!...achei muito interessante essa pesquisa que está realizando com jovens aprovados em Trainnes...irá esclarecer muitas dúvidas.

    Voltando ao assunto sobre liderança discordando um pouco da nossa amiga Julianna, não acredito que no texto tenha faltado falar sobre liderança está intrínseco no famoso "cha" (competências, habilidades e atitudes) descrito anteriormente....o que eu já vivenciei em dinâmicas de grupo foi que muitas pessoas não sabem se comportar acham que liderança está em parecer uma pessoa autoritária, mais inteligentes que as outras e na verdade é totalmente ao contrário.

    Acho difícil em uma dinâmica determinar quem é líder e quem não é, pois cada um tem um perfil uns são mais agressivos, outros mais estratégicos e outros são mais voltados para execução de tarefas. Por isso é extremamente importante essa identificação com a empresa, pois se você possui um perfil muito agressivo que questiona o status quo, terá muita dificuldade em trabalhar ou até mesmo concorrer a uma vaga em uma empresa com uma cultura muito conservadora.

    Beijos,

    Antonio Rodrigues

    ResponderExcluir
  6. Olá Mari!

    Fiz uma peregrinação na net e criei uma página lá no meu blog só para o tema (vide seção "Páginas" na coluna à direita do blog) e acrescentei alguns links (uns já eram de conhecimento meu, outros são novos para mim também) que tratam do assunto de Raciocínio Lógico.

    Espero ter ajudado!

    Visite sempre meu blog!!

    profedgar

    ResponderExcluir
  7. Antonio, mas eu não disse que liderança é isso. Pelo contrário, toda minha experiência como trainee e gestora me dá base para responder que praticamente 100% das empresas buscam trainees com perfil de liderança participativa (para vocês que vão fazer processo esse ano, isso será o que vocês menos vão ver nas dinâmicas).

    As que não buscam, repito, têm programa de trainee fuleiro. As auditorias chamam o programa de trainee, mas nem em sonho o programa é de trainee, é apenas a porta de entrada deles para os recém-formados. Os treinamentos aplicados são técnicos, não de gestão.

    Mari, aceito participar sim.

    ResponderExcluir
  8. Mari,

    primeiro parabéns pelo blog. Não sou daquelas que tem costume de ler blogs (muito menos participar!!), muitas vezes encontramos muito mais opiniões pessoais (vale salientar que elas tem SIM sua importancia) do que algo mais uniforme e impessoal.

    Bom, gostaria de tocar em dois pontos comentados nos comentarios:
    1- Acredito que o perfil do trainee em cada empresa já é sim pré-estabelecido e que serão recrutados apenas os que se encaixem nele. Porém, pelo tipo de empresa e da área de atuação, podemos ter uma noção de quais serão esses pré-requisitos básicos e NOS permitir evidenciá-los mais. Isto pode ser visto como algo que depende da sua interfência pessoal, não? Ou seja não dependeria apenas "deles"...(Apenas lançando idéias...)
    Em conjunto com essa possível "forçação de barra", pode haver um futuro descontentamento com o trabalho exercido, caso note-se que o que se procurou evidenciar para passar no processo não faz parte do seu estilo. Mas, por outro lado, pode-se perceber que se tem uma grande aptidão para tal segmento, e antes fora passado despercebido.
    Vale refletir, penso eu.

    2- O ponto "liderança" é bem delicado e, embora sempre presente quase de forma obrigatoria em uma DG, acredito que não seja motivo de exclusão do candidato caso não seja detectado de forma ímpar.
    Defendo isto porque, não que acredite que um gerente não deva ter liderança sobre os seus subordinados, mas sim porque acredito que existem diversas forma de liderança, e a encontrada em estudo de caso nas DG, em geral, é aquela referente ao "líder tagarela e verde-limão", ou seja que chama atenção(rs).
    Brincadeiras a parte, acho que os gestores e principalmente os psicologos (não sou um deles)conseguem captar a boa vontade, a participação, o respeito com os colegas e diferenciá-los da submissão, da falta de interação, não dividir suas ideias, etc. Todas as caracteristicas acimas podem ser encontradas em pessoas tímidas e aversas à versão estereotipada de líder, mas sao pessoas com potencial e muitas vezes não sao descartadas.
    (idéias, só idéias...)

    Julianna,

    Tem bastante processo de seleção que se atreve a colocar o nome de "trainee" sem merecer realmente. Mas será que, baseado nas ideias que joguei acima, não seria o RH recrutador que se limita a querer apenas líderes estereotipados, um "RH fuleiro"?

    Obrigada pelo espaço! =o)
    Carolina
    xxxxxxxx

    ResponderExcluir
  9. Oi Carolina!

    Muito obrigada por sua participação! Fico muito feliz de ver que estou alcançando meu objetivo de ver gente inteligente compartilhando idéias interessantes! Sua participação é muito importante pra que eu possa ter sempre bons assuntos para novos posts!

    Concordo com você que o fato de evidenciarmos nossos pontos positivos é uma maneira de influenciar a avaliação em um processo seletivo e que, definitivamente, a nossa aprovação nessa fase não depende só dos recrutadores. Na verdade, acredito que temos a obrigação de ressaltar nossas características pessoais e profissionais que julgamos ser essenciais ao perfil do cargo desejado!

    Mas confesso que vejo uma grande diferença entre ressaltar nossas características e simular características que não temos. Eu tenho muito medo de fingir ser o que não sou só para ser aprovada em um processo, até porque, apesar de buscar resultados a curto prazo, gosto de analisar a situação a médio-longo prazo e sei que os resultados podem ser desastrosos. Mas essa é só minha opinião. Acredito que existem exceções que acabam descobrindo afinidades desconhecidas, mas são exceções.

    Em relação à dinâmica, tenho que discordar de você. Nós temos a tendência de julgar os métodos de avaliação dos recrutadores pela nossa visão externa, mas os métodos que eles utilizam vão muito além do que a gente possa imaginar.

    Você sabia que uma pessoa que cede a vez a um suposto "líder tagarela e verde-limão" demonstra muito mais liderança do que aquele que fica ditando ordens e tentando comandar o grupo?

    A avaliação é muito mais objetiva do que imaginamos. Existem certos comportamentos que devem ser observados para que você possa afirmar que aquele candidato apresenta ou não um perfil de liderança.

    Cada competência é ligada a uma série de comportamentos. Você é julgado pela maneira que você age e não pelo que fala ou tenta parecer.

    Tenho certeza que os psicólogos sabem diferenciar uma pessoa tímida com perfil de liderança de uma pessoa extrovertida que tenta demonstrar ese perfil.

    Para chegar a essa conclusão basta conversarmos e analisarmos o perfil dos candidatos aprovados. Nunca vi um candidato aprovado que possa ser considerado um "líder estereotipado".

    Continue sempre participando!

    Um beijo,

    Mari

    ResponderExcluir
  10. Mari, gostaria de uma opinião sua, eu participei de uma dinâmica de grupo com quatro pessoas para uma grande Empresa só que entre o grupo ninguém foi aprovado, eu me identifiquei muito com a vaga voce acha que seria interessante mandar um e-mail pedindo outra oportunidade para participar da dinâmica.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Olá Mari!
    Muitas vezes participamos de um recrutamento o qual acreditamos ter o perfil adequado, mas no final outra pessoa fica com a vaga, isso quer dizer que nao temos as competências para aquela vaga? Para evitar frustrações, é possivel idetentificar se realmetne temos ou nao perfil para a vaga em questão?

    ResponderExcluir
  13. Mari,
    Em primeiro lugar, parabéns pelo blog!

    Em um dos comentários você afirma ter medo dimular características para ser aprovada no preocesso (pois as consequências disso, a longo prazo poderiam ser desatrosas). Neste ponto, concordo plenamente!
    Mas logo após, você afirma ter certeza que os selecionadores saberão diferenciar uma pessoa tímida com perfil de liderança de uma pessoa extrovertida que tenta demosntrar esse perfil. Sobre isso, a pergunta que paira sempre sobre a minha cabeça, sobretudo logo após uma bota é: "Será?"
    Eu também tenho medo de agir naturalmente, participar, ouvir, etc... e contar com a "competência" do selecionador para avaliar aqueles que estão simulando, ou para perceber que nem sempre aquele que "liderou" o grupo(o verde-limão) é realmente um líder, que participar, que interagir, contribuir, etc, é mais importante do que ser o que mais fala ou que foi o eleito a apresentar o case. Acho perigoso confiar só nessa capacidade do selecionador, afinal ele é um ser humano como nós, que pode cometer erros e acertos, que pode estar preparado ou despreparado, que pode estar cansado, que pode se deixar levar pelas aparências. E não tô falando só dos processos de trainee. Pois, é claro que os GRANDES processos de trainee, das GRANDES empresas, são conduzidos por GRANDES consultorias, o risco do erro diminui, não anula, mas dimuniu. Agora, pense em quanta empresa de seleção "fuleira" existe no mundo? E em quanto esses simuladores de competências conseguem se dar bem nos processos?
    E como o feedback resume-se à famigerada frase: "Agradecemos a sua participação no processo", essa dúvida continua a pairar. É por isso que você vê tanta gente por aí reclamando, colocando em dúvida a eficácia desses processos. Eu entendo o que você disse, fiquei impressionadíssima com relatos que li na comunidade Trainee Brasil, do orkut. Mas acho que grande parte dessa desconfiança provém da falta de feedback.

    Outra coisinha: supondo que os selecionadores tivessem essa capacidade de identificar sem erro os "fingidores", a sua primeira afirmação não faria sentido, pois de nada adiantaria fingir, fingindo você jamais seria aprovado. Aquela afirmação só faz sentido se você admite que o selecionador pode sim falhar na sua avaliação.

    ResponderExcluir
  14. A verdade é que os processos seletivos em geral atualmente ainda são realizados de forma arbitrária e muito subjetiva. Mesmo com as mais "modernas" técnicas de identificação de perfil utilizadas nas dinâmicas de grupo, os selecionadores além de serem fatalmente acometidos pelo preconceito inerente ao ser humano, ainda se utilizam de idéias ultrapassadas que acreditam que em um curto espaço de tempo e em uma discussão parcial e momentânea é possível identificar competências nas pessoas.
    Para que a meritocracia passe a ser a viga mestra dos processos seletivos, é imprescindível que os processos seletivos sejam realizados de forma objetiva, que as competências sejam avaliadas sem a intervenção de um "psicólogo sabe-tudo do ser humano".
    Sou a favor e defenderei em minha vida acadêmica na área de gestão de pessoas - ainda iniciante - uma forma diferente de identificação de competências do ser humano para processos seletivos. O candidato deve-se submeter ao contato pessoal com a empresa apenas no momento da entrevista, com suas competências objetivamente aferidas, apenas para que seja definido entre os diversos candidatos selecionados nas etapas objetivas anteriores aquele que representa maior afinidade para a equipe, para a atividade, para a empresa, etc.

    ResponderExcluir
  15. Olá, vou pela primeira vez participar de uma dinâmica de grupo de um programa de trainee. Já li tanta coisa a respeito que estou até em dúvida com que roupa eu vou. rsrs. Quero ser eu mesmo, mostrar minhas habilidades e perfil, mas claro que sabendo me comportar em cada situação. Li num comentário anterior que o rapaz foi de calça jeans e até fiquei feliz pois queria ir de jeans e camisa social. Alguma dica?

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelos comentários.

    Eu tenho me decepcionado bastante com processos seletivos para trainee de bancos. Eu queria muito, mas eles não me dão oportunidades mesmos nós percebendo que seguimos a risca o nosso próprio perfil e nos aproximamos ao máximo do perfil deles ainda mais com um ótimo currículo envolvido, mostrando que somos pessoas que buscam se aperfeiçoar o tempo todo para beneficiar a nós mesmos e as empresas.

    Meu currículo sempre chega na parte de dinâmica em grupo dos bancos, como itaú e santander(acabei de sair de uma dinâmica deste mesmo).

    Percebo muito nervosismo em quem está competindo comigo, e eles mesmos afirmam que querem que sintamos segurança na hora de nos expressarmos.

    Não querendo me elogiar, mas consigo transmitir tudo que eles podem com segurança, iniciativa e tranquilidade, e confirmo isso vendo os superintendentes do banco mostrando caras impressionandas, fazendo uma anotação e mostrando cara de interesse, coisa que não vejo eles fazendo na maioria dos candidatos da dinâmica.

    E depois vejo eles se aproximando de mim no cofeebreak elogiando meu terno e falando para mim que sentiram firmeza na minha tranquilidade de falar. Sou graduado e pós graduado e possuo inglês. E tenho experiência em estágios bancários e na área de vendas, que no caso, eram as áreas das vagas para PJ, com o qual sei lidar.

    Mas eles não me dão oportunidades, toda vez recebo um e-mail SUPER desanimador, dizendo que não tenho o perfil que o banco procura no momento, mesmo depois de testemunhar tudo o que eu falei agora e mostrando tanto interesse em ser trainee de um banco para fazer minha carreira profissional bancária.

    Isso desanima demais, pois já foram 3 vezes, e é sempre a mesma coisa.

    Eles querem que sejamos nós mesmos, e eu sou chamado pra esta fase novamente e demonstro com toda naturalidade possível quem eu sou, e como posso beneficiar um banco com uma oportunidade de trainee, mas eles não me chamarem com eu vendo a atuação dos outros candidatos, me leva a crer o que quase todos a minha volta dizem, É TUDO ARRANJADO, NÃO TEM JEITO, DESISTA E FAÇA SUA CARREIRA DE OUTRA FORMA. Não quero acreditar nisso, mas é díficil, já que eles mostram interesse na hora e nos dias seguintes, apenas falam que não tenho o perfil que querem.

    É díficil eu querer tentar de novo, pois estragaram com minhas chances e sempre na mesma fase.

    E eu queria ter seguido esta carreira, se não houvesse tantas injustiças. A gente se esforça nos estudos, sobe vários degraus, vive se aperfeiçoando, tem experiência e tranquilidade de lidar na área solicitada, e eles simplesmente não te enxergam, como já estivesse tudo arranjado.

    Enfim, bola pra frente. Gostaria que as empresas tivessem mais consciência nestas horas em que repetem a mesma coisa com um candidato interessadíssimo em ser trainee!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Mari!

    Fui selecionada para um laboratório de competências e comecei a pesquisar mais sobre os processos de um programa de trainee. Achei seu blog e gostei muito dos seus posts, curti muito o diálogo por meio dos comentários e respostas. Mas tenho uma dúvida, não sei se você trata esse assunto em outro post, eu não achei. Agradeço muito se puder me responder, pois esta etapa presencial acontecerá na próxima quinta, 07/03/13.

    Não entendo como funciona a questão da minha formação e das áreas que possuem as vagas de trainee em aberto na empresa. POr exemplo, me formei em Jornalismo em 2010 e as áreas que pertencem ao programa de trainee que estou participando na DHL são:

    •Operações Logísticas;
    •Operações de Transportes;
    •Gerenciamento de Projetos;
    •Soluções Logísticas;
    •Novos Negócios;
    •Recursos Humanos;
    •Facilities;
    •Financeiro.

    Eu preciso ter algum conhecimento sobre essas áreas? Isso é um diferencial na aprovação? E como ira se relacionar a área de atuação com minha área de formação?

    Desde já, agradeço e aguardo. Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Olá,Muito boa a matéria, parabéns Mari, eu estou me preparando para uma possível dinâmica no Itaú, como a minha vida toda trabalhei com vendas e sob pressão não são fatores desconhecidos pra mim, mas eu aprendi que tudo depende de estudo, estude sobre a empresa, se vc se identifica com a visão, filosofia e missão da empresa vá em frente, eu particularmente estou montando uma mini apostilinha de estudos tanto sobre a empresa como a dinâmica e a entrevista em sí...
    Estudar, pesquisar, faça uma pesquisa sobre a empresa e desenvolva seus métodos de como lidar com todo o processo de contratação da empresa, converse com funcionários, estude sobre o cargo pretendido, como eles se vestem para trabalhar, enfim, descubra tudo para depois montar seus métodos!
    Estudar é a chave pra qualquer coisa, se prepare para conquistar um sim, não é impossível, basta se dar uma chance e corra atrás do que você mais quer!
    Boa Sorte
    =)

    ResponderExcluir
  19. Olá mari! Você disse que fez processo seletivo para a Ernst & Young. Poderia falar mais sobre como funcionou a etapa de dinâmica em grupo deles?

    ResponderExcluir
  20. Olá, ví seu comentário sobre a pesquisa com os trainees da Ambev, Danone e Ernst & Young. Gostaria de saber se rolou, pois procurei e não achei.

    ResponderExcluir
  21. Olá, ví seu comentário sobre a pesquisa com os trainees da Ambev, Danone e Ernst & Young. Gostaria de saber se rolou, pois procurei e não achei.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir