sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O grande X da questão!

Gente! Primeiro gostaria de pedir 40234606450476 desculpas pela ausência. Com processos de trainee, volta às aulas, monografia, formatura e problemas no condomínio (sim! eu sou síndica! hheheheh) acabei deixando meu blog um pouco de lado. Mas não me orgulho disso!

Há alguns dias estava querendo comentar alguns acontecimentos que só corroboraram com a minha tese de que se conhecer e se identificar com a empresa e vaga é fundamental para obter realização profissional.

Primeiramente, gostaria de falar de uma matéria muito comentada alguns dias atrás: a reportagem exibida pelo Jornal da Globo do dia 07.08.09: "Empresas estão com dificuldade em encontrar trainees e vagas estão sobrando" . Essa matéria toca em um ponto crucial: Sobra talento, falta maturidade!

"O problema passa longe da falta de qualificação. O ponto 'X' da questão é o comportamento", diz um trecho da reportagem. Nós, exemplares autênticos da GenY, estamos cada vez mais impacientes, cada vez mais ansiosos e cada vez menos resilientes.

Como somos jovens criados no mundo da tecnologia que se supera a cada dia, da internet sem limites e dos jogos de video game onde vivemos gigantescas fantasias, acabamos nos tornando jovens imediatistas, impacientes e mimados.

Eu acredito que tudo começou com o controle remoto. Foi com ele que aprendemos a acelerar e até pular tudo aquilo que é monótono, feio, chato e desagradável, mas é preciso entender que quando se trata de carreira, aprendizado e da própria vida, usar o botão FF (fast forward) é um grande erro!

Depois, quando li o post da Lili: "As belas artes da comunicação" , no blog Trainee2010, e me deparei com a pergunta: "Por que as pessoas não lêem?" Só uma resposta me veio à cabeça: Porque elas estão cada vez mais ansiosas!

Se os candidatos andam sem paciência para ler os próprios editais dos processos seletivos, como esperar que, no caso de serem contratados, terão paciência para enfrentar o processo de amadurecimento e formação profissional que precisarão passar antes de assumir um cargo de gerência?

A grande ironia foi encontrar exemplos desse comportamento no próprio tópico da comunidade Trainee Brasil que tinha como objetivo discutir essa reportagem. Alguns candidatos não se deram ao trabalho de ler a reportagem antes de comentar, tamanha era a ansiedade para emitir sua opinião.

Assim, mesmo a reportagem tendo deixado claro que o problema não era a qualificação dos candidatos, não faltaram posts criticando o fato das empresas não encontrarem candidatos qualificados em meio a milhares de concorrentes.

Enfim, o que pude perceber é que a ansiedade está presente desde as pequenas coisas: da falta de paciência para ler uma reportagem até a desmotivação por não ter alcançado o cargo de gerência em pouco tempo.

Além disso percebi que os candidatos estão enfrentando grandes dificudades para aceitar a reprovação. Alguns chegam a se revoltar contra a empresa ou contra os métodos de seleção.

Não quero aqui discutir qual o melhor método de seleção ou o que pode ser mudado na maneira de contratar das empresas. Quero mesmo é chamar atenção para uma característica pouco valorizada pelos candidatos e muuuito valorizada pelas empresas: Resiliência.

É fácil perceber que a "lua-de-mel" de alguns candidatos com as empresas acaba no momento da reprovação. O problema sempre está no método de selecionar ou na empresa que está selecionando, nunca em seu currículo ou em sua atitude.

Um candidato que não consegue lidar bem com a reprovação em um processo seletivo, certamente terá problemas quando tiver que enfrentar um corte de verbas ou um projeto vetado no caso de ser contratado.

Acredito que todos precisam perceber que o processo de seleção é apenas o início de uma trajetória e que resiliência e capacidade de controlar a ansiedade são competências indispensáveis não só para ser aprovado em um processo seletivo, mas para construir uma carreira sustentável, caracterizada por resultados excelentes e contínuos.

E o que tudo isso tem a ver com autoconhecimento e identificação com a vaga?

Tudo!

Trabalhar em uma empresa com a qual você se identifica é uma ótima maneira de se manter motivado, independente da demora a se alcançar novos cargos ou dos problemas e obstáculos encontrados no caminho!

Por isso, encerro o post falando do assunto do momento: O programa Próximos Líderes. Uma empresa que busca candidatos através da identificação de valores, não através da divulgação de seu faturamento, de sua marca ou das oportunidades de uma grande carreira e salários altos.

Na minha opinião, esse programa é uma reposta direta a muitos candidatos que, diante de uma reprovação se perguntam: Por que não passei???

Agora é torcer para que todos entendam a mensagem que esse programa quer passar.

Para ter uma ideia melhor acerca do programa e de porque acredito que ele corrobora com a tese de que a identificação é essencial, deixo a indicação do post da Julianna à respeito do assunto. Perfeito. Post aqui.

2 comentários:

  1. Olá Mariana,

    É muito bom sentir que, apesar da imensa correria, você arruma um tempinho para compartilhar suas opiniões!
    Parabéns e obrigada pelo carinho com o blog do Grupo Foco!

    Tatiana Kielberman

    ResponderExcluir
  2. Oi Taty!

    Muito bom te ver por aqui!

    Muito obrigada pelos elogios!

    Beijos,

    Mari

    ResponderExcluir