terça-feira, 4 de agosto de 2009

O que mais reprova???

Hoje, ao abrir meu e-mail, tive um ingrata surpresa: Descobri que não passei na Triagem de Currículos da Unilever. Diante disso, vocês já devem imaginar a primeira coisa que passou pela minha cabeça, não é? - "POR QUE NÃO PASSEI???".

Como vocês já devem ter percebido, eu tenho uma inexplicável necessidade de saber o porquê das coisas! Por mais que eu saiba que cada empresa tem um perfil e que é impossível ser aprovada em todas as etapas de tooodos os processos (que bom se fosse assim, né?), eu preciso pesquisar e, pelo menos tentar, descobrir o porquê.

Acho que isso acontece por culpa da minha incansável vontade de me superar o tempo todo. Sempre fui assim: procuro fazer melhor do que fiz, sabendo que continuarei tentando melhorar sempre. Por isso, é tão importante saber onde está a falha.

Na verdade, essa é uma característica da minha geração: a Geração Y. Sempre questionadores, inquietos. Não gostamos da tal "zona de conforto". Estamos sempre pensando em uma maneira de acelerar as coisas, de melhorar o sistema. Uma vez alguém me disse: "Meu sonho é ser o melhor em alguma coisa. Não importa em que. Mas quero ser o melhor naquilo. Ser reconhecido por isso". Achei isso tão lindo! Tão inspirador!

Enfim, fui procurar respostas para a minha pergunta.

Primeiro voltei à pagina de inscrição no processo. Li, reli e li de novo todos os pré-requisitos, as descrições da empresa, do perfil procurado, das áreas de atuação. Depois fui até meu currículo. Li, reli e li de novo tudo aquilo que eu tinha preechido. Alguma coisa estava errada. Tinha que estar.

Quando não consigo enxergar sozinha, vou buscar ajuda! Pedi ajuda aos demais candidatos do processo pela comunidade Trainee Brasil no Orkut e mandei um e-mail para Julianna (do post "Eu, Trainee"). Depois de algumas pesquisas descobri que o fator de eliminação pode ter sido qualquer um, uma combinação de fatores ou, até mesmo, nenhum!

Pode ter sido meu curso, minha faculdade, minhas experiências profissionais e, até mesmo uma desatenção no preenchimento de um adendo ao meu currículo. Explico: existia um espaço para que eu selecionasse tantas quantas fossem as cidades onde eu estaria disposta a morar caso fosse aprovada. Entendi que era para marcar a cidade de preferência para trabalhar e assinalei apenas Recife. Assim, pode ser que eles tenham aberto vagas pra a minha área de interesse (Recursos Humanos) somente para São Paulo e, como não tinha assinalado a minha disponibilidade de morar na Capital Paulista, eu posso ter sido reprovada por isso. (Se for por causa disso, estou torcendo para que o e-mail que enviei para a empresa recrutadora, consiga consertar o erro!)

Enfim, posso ter sido reprovada por inúmeros motivos. E, provavelmente, vou continuar sem saber o porquê. O bom disso tudo é que resolvi saber um pouco mais sobre os fatores que mais reprovam candidatos em um processo como esse.

Entrei e contato com a Eline Kullok, Presidente do Grupo Foco, (um amor de pessoa, qua adora compartilhar e entende nossa geração como ninguém) e perguntei se ela poderia me ajudar com alguns dados concretos!

(Para visitar o blog da Eline, o endereço é http://www.focoemgeracoes.com.br/)

Eline, como sempre foi muito solícita e me encaminhou para a Renata Schimdt, Gerente da Foco Talentos que me passou algumas informações valiosas!

De acordo com a Renata, a etapa que mais reprova candidatos é a dos testes online. Das avaliações que recebemos por e-mail, o que mais reprova é a de Raciocínio Lógico seguida pela de Português e, por fim a de Inglês.

No chat online promovido pela AMBEV em seu hotsite para candidatos a Trainee, ao ser indagada sobre como se preparou para estes testes, Mariana Miné, Trainee AMBEV 2006 respondeu: "Me preparei ao longo da vida". E eu acredito que a receita seja essa mesmo. O que te prepara para enfrentar a maratona de testes e avaliações são suas experiências pessoais.

Entretanto, para quem quer se preparar um pouco mais para essa etapa, existe uma dica muito boa no Blog da Lili, inclusive com o link para o site do Professor Edgar que reúne uma seleção de provas de raciocínio lógico.`

A Renata me disse também que muitos candidatos são reprovados na triagem de currículos por causa do curso de graduação, ano de formação e idiomas. Por exemplo: Se a exigência do programa é fluência em inglês e você preenche com inglês avançado ou intermediário, você é eliminado logo na primeira fase.

Sobre essa fase, para quem não leu, tem um tópico com muitas informações aqui.


Por fim, a Renata ressaltou que aproximadamente 40% dos candidatos são eliminados por não apresentarem, na dinâmica, as competências comportamentais exigidas pela empresa.

Gostaria de chamar a atenção de vocês para um trabalho muito bacana que o Grupo Foco está realizando:

É a criação da Foco Futuro, uma unidade especializada no treinamento de profissionais em início de carreira. Com o desafio de potencializar o conhecimento e a performance dos candidatos em processos de seleção pra Programas de Estágio e Trainee, a Foco Futuro está oferecendo um curso de preparação para enfrentar a maratona de processos seletivos, aumentando as chances de conquistar um lugar no competitivo mercado de trabalho. (Infelizmente esse curso não está disponível para Recife. Eu ia amar receber dicas e ser treinada por profissionais).

Além disso, no blog da unidade Foco Talentos, existe um veículo de comunicação entre os candidatos e o Grupo Foco. Onde é possível fazer perguntas que serão respondidas por profissionais de Recursos Humanos. Para tirar dúvidas ou encontrar maiores informações: www.focotalentos.com.br.

Fica a dica!

2 comentários:

  1. Juliana,
    Parabéns pela iniciativa, seu blog tem um conteúdo muito rico!
    Sempre gostei, assim como você, de compartilhar, mas meu âmbito sempre foi menor (colegas, pessoal da facul etc). Adoro tentar escrutinar a cabeça do pessoal de RH para entender o que eles querem, e saber entregar o que esperam.
    Digo com orgulho que já participei de mais de 10 dinâmicas (estágio), e passei em todas.
    Mas queria por um contraponto essencial, que eu acho super válido e é minha "dica wrap up":
    Seja você mesmo.
    se você tentar ser qualquer coisa que não é sua na essência, esquece, aquela pessoa na sua frenete tem experiência em pessoas, isso é, ela estuda cada aspecto comportamental. E a não ser que você seja um ator de primeira ou possua aquela característica nata, vai ser óbvio para a profissional de RH que:
    1. Você não possui aquela competência.
    2. Você não é sincero.

    Alguns podem ir mais longe na análise, mas não vejo muitas coisas positivas saindo desse pressuposto.
    De qualquer maneira, acho que tentar se preparar, e mostrar esforço e vontade de estar lá (a famosa Conquista, que muitas empresas têm como valor), isso sim faz um bom profissional.

    De qualquer maneira, ficam meus parabéns e você conquistou um novo leitor! ;)

    Bjos
    Caio Figueiredo
    Reckitt Benckiser

    ResponderExcluir
  2. Oi Caio!

    Que ótimo que você gostou! Sua dica é muito correta. Foi uma excelente colocação!

    Só errou em uma coisinha: Meu nome é Mariana! hehehhehe Juliana foi a ex-trainee Unilever que compartilhou experiências com a gente!

    Volte sempre!Muito obrigada pela participação e elogios!

    Beijos,

    Mari

    ResponderExcluir