terça-feira, 28 de julho de 2009

Eu, Trainee!

Iniciei uma pesquisa com alguns trainees e ex-trainees. Meu objetivo principal era o de comprovar minha tese de que a identificação com a empresa e com a vaga seria fundamental para uma futura aprovação.

Descobri muito mais do que isso!

Descobri que essa identificação pode não ser tão essencial para a aprovação em um processo de seleção, mas é vital para a realização e satisfação pessoal de um futuro trainee.

Percebi que os jovens que não se preocupam em identificar-se com a vaga e com a empresa, acabam se sentindo frustados e voltam a se candidatar para novos processos de seleção.

Por outro lado, percebi que as empresas que não se adequam às necessidades dos jovens GenY, como a busca por desafios constantes, e o conceito bem mais dinâmico de velocidade típico dessa geração, estão perdendo seus talentos.

Muitos são aqueles jovens que, apesar de conseguir uma vaga em uma empresa dos sonhos, com um salário dos sonhos, não estão satisfeitos. Seja porque descobriram que não se identificam com o perfil daquela empresa, seja porque a empresa não está disposta a se adaptar a essa nova geração que vem cheia de exigências, mas com muita coisa boa a acrescentar.

Nós, GenY somos exigentes! Não queremos apenas trabalhar, participar de projetos, dar idéias inovadoras, receber investimentos em nosso desenvolvimento profissional etc. Nós queremos fazer a diferença! Queremos que as empresas se adptem ao nosso conceito de velocidade, pois somos jovens extremamente dinâmicos. Queremos ser desafiados!

Mas também temos muito a acrescentar! Temos a capacidade de realizar inúmeras tarefas ao mesmo tempo sem perder o foco, temos a capacidade de absorver informações e implementá-las em uma velocidade impressionante, amamos saber tudo de tudo e queremos que essas e outras capacidades típicas da nossa geração sejam reconhecidas e exploradas.

Somos uma geração que nasceu para trabalhar sob pressão, que nasceu pra ter seus talentos explorados. Nós gostamos disso! Mas necessitamos de reconhecimento assim como a água é essencial à sobrevivência de qualquer ser vivo.

Resolvi publicar os depoimentos dos trainees e ex-trainees para que nós candidatos possamos esclarecer dúvidas e entender um pouco mais sobre o mundo que nos aguarda!

Bem vindos ao mundo dos trainees!

5 comentários:

  1. Oi Mari, tudo bem?

    Parabéns, o seu blog é bem legal...Vi que seu sonho é trabalhar na AmBev, e, se você quiser alguma dica, esclarecer alguma dúvida, ou algo do gênero, conte comigo! Fui Trainee o ano passado, e conheço bastante gente com as mesmas ambições e receios que os seus, que também podem ajudá-la.

    Um abraço,
    Daniel Wakswaser

    (tentei deixar um scrap no seu Orkut, mas não consegui!)

    ResponderExcluir
  2. Olá Mari!
    Gostei muito deste post. Me identifiquei bastante apesar de nunca ter parado para enumerar estas características, me identifiquei com todas ao ler. Definitivamente nós temos a capacidades e queremos que sejam exploradas e no fim de tudo ser reconhecidos. Adorei o seu blog, até por não ter passado várias vezes. Rsrs! Vi que você é de PE, eu sou da BA e atualmente moro/trabalho em Juazeiro/Petrolina. Pra nós ainda tem o revés da distância, não é? Quem sabe a gente não se encontra numa dinâmica da vida. Se eu resolver participar dos trainees este ano...
    Abraço,

    Bia

    ResponderExcluir
  3. Oi Daniel!

    Fiquei muuuito feliz com a sua participação. Acompanho sempre seus posts no Blog da página traineeambev.com.br!

    Realmente meu sonho é a AMBEV! Me identifico muito, muuuito meeesmo!

    Que bom que você gostou do meu blog e se ofereceu para ajudar! Posso entrar em contato com você por e-mail???

    Me mande seus contatos para maricoimbrasilveira@hotmail.com

    Ah! Te adicionei no orkut pra ele não implicar mais com seu scrap!

    Beijos,

    Mari

    ResponderExcluir
  4. Oi Beatrice!!!

    Que bom que você gostou! Na verdade, quando comecei a escrever, eu achava que ninguém ia achar graça no meu blog! To muito feliz com a participação e os comentários de todos vocês!

    Nossa geração é assim mesmo, né? Eu também me identifico muito com artigos que falam sobre a GENY! Dá uma olhada no blog: http://focoemgeracoes.com.br A autora é a Eline Kullok, presidente do Grupo Foco e especialista na nossa geração! Sempre tem coisa legal lá!

    Na verdade não sou de PE! Sou mineira de Belo Horizonte, mas moro em Recife há 2 anos! Morro de vontade de conhecer a tal Juazeiro!!! "Eu gosto de Juazeiro e adoro Petrolina.."!

    Ia ser ótimo te conhecer nas DG da vida!

    Um beijo,

    Mari

    ResponderExcluir
  5. Mari,
    Obrigada pela dica do blog, gostei muito. Eu morava em Minas até dezembro passado, em Viçosa. Ano passado tentei trainees e fiz quase todas as DG's em BH! Este ano estou trabalhando no vale do São Francisco, e caso faça algum trainee provavelmente farei as DG's em Salvador. De qualquer forma, vou sempre passar por aqui pelo blog!
    Beijo!

    ResponderExcluir