quinta-feira, 12 de novembro de 2009

E o currículo???



Gente, vou ser sincera! Eu sempre achei currículo uma coisa meio esquisita. Um formato pré-estabelecido por regras não escritas de como você deve se apresentar para aquela pessoa que pode te dar a oportunidade da sua vida! Sempre achei que deveríamos ter liberdade total para escrevermos o que quiséssemos e utilizarmos todos os recursos necessáriospara mostrar nossas competências e nossos potenciais já naquele primeiro contato.

Fiquei muito feliz ao receber um e-mail acerca de um espaço que tem exatamente esse objetivo! Contruído a partir de um conceito já conhecido no exterior, o Top Talent visa reunir profissionais que gostam de escrever sobre os mais variados assuntos relacionados à carreira e ao mercado de trabalho, passando pela Sustentabilidade, qualidade de vida, saúde e educação.

Acredito que todos aqueles que se sentiam injustiçados nos processos seletivos porque acreditavam que podiam mostrar muito mais acerca de si mesmos vão enxergar essa oportunidade como uma chance única de se mostrar ao mercado de uma maneira sincera e original.

Isso porque o objetivo é justamente permitir que você mostre ao mercado o que é capaz de fazer, reunindo seus valores e conceitos em textos que dizem muito acerca do profissional que você é. Longe de preconceitos ligados à idade, à área de formação, ao curso ou à Instituição em que você estudou.

Ter a oportunidade de estar em "destaque nessa grande vitrine garimpada por profissionais à caça de jovens talentos" é uma vantagem e tanto, não é? Torço muito para que a ideia seja bem aceita no Brasil e que os recrutadores enxerguem que um Blog diz muito mais do que um simples currículo ou até mesmo do que uma etrevista de 30 minutos. Afinal, já passou da hora do currículo ser absorvido pelas inovações tecnológicas, não é?

Mas, já que a ideia é inovadora e que muitas empresas ainda utilizam o currículo tradicional, vamos às dicas do curso da Foco Futuro acerca do currículo:

1. O seu currículo deve ser objetivo, claro e deve ser escrito de uma maneira que desperte a curiosidade do leitor. É só pensar na maneira como escolhe os textos que você lê até o final: O que te leva a nao abandonar um texto logo no primeiro parágrafo? Pense que o recrutador precisa se interessar por você e que, naquele momento, você é aquele pedaço de papel na frente dele.

2. Seu currículo deve conter:

a)Informações Pessoais: Nome, endereço completo (inclusive com CEP), Telefones para contato com o DDD (é muito importante ter um telefone fixo, já que muitas empresas ainda tem chamadas para celulares bloqueadas), e-mail, data de nascimento, estado civil e filhos (principalmente para o caso das mulheres). Geralmente é aqui que se coloca os links para seus perfis em redes sociais e Blogs e a dica da Fábia foi fazer um perfil completo no site: www.meadiciona.com lá você pode reunir todos os seus perfis e incluir no seu currículo apenas o link para o seu perfil do Me adiciona. (O meu é www.meadiciona.com/mari_coimbra! hehehe).

b)Formação Acadêmica: Data (mês e ano) de formação ou previsão de formatura, curso e Instituição de Ensino.

c)Experiências Profissionais: Dica da Fábia - Só coloque aqui aquilo que te trouxe retorno financeiro. Inclua a Data de entrada e saída, primeiro e último cargo ocupado e conhecimentos adquiridos em ordem cronológica. Utilize verbos de ação para indicar atividade que você realmente realizou e só detalhe informações que sejam realmente muito específicas.

d)Cursos/Palestras: Data em que foi realizado, Assunto/tema abordado, instituição realizadora e não se esqueça de incluir apenas aqueles cursos/palestras que sejam relevantes para seus objetivos profissionais e para a vaga em que você está se candidatando.

e)Informações complementares: Intercâmbio, empresa jr., trabalhos voluntários e as datas, sempre que possível. Aqui você pode incluir seus projetos e atividades que julgue essenciais ao currículo e que não se enquadrem nas outras seções.

Evite fazer um currículo com mais de 2 páginas, imagens, excessos de cores, recursos visuais e coloque foto apenas se foi solicitado.

A letra deve ser tradicional (vai de arial ou Tahoma pra nao errar!), o tamanho da fonte entre 14 e 16 para títulos, que devem estar em letras MAIÚSCULAS, para a descriçao o tamanho da fonte pode ser entre 10 e 12.

Não vou ficar falando dos cuidados básicos porque é obrigação de todos estarem atentos a isso, né?? Revisão, erros de ortografia etc.

Peça revisão e aceite críticas, reflita e se autocritique. Lembre-se: Se coloque sempre no lugar do recrutador, mas de maneira sincera, viu????

Sobre os currículos online, já falamos neste post aqui.

Espero que as dicas tenham ajudado! As informações objetivas acerca da estrutura do currículo eu retirei da apostila que recebemos no curso da Foco, por isso os créditos são deles, ok???

6 comentários:

  1. Oi Mari!
    Muito boa essa dica do Me adiciona. Não conhecia, vou dar uma olhada.
    Em relação às expeiências profissionais, não concordo muito com ela. Acho que trabalho voluntário (se tiver sido em sua área), empresa júnior, etc, agregam muito mais ao currículo como experiência profissional, mesmo sem receber, do que colocar alguma outra, que você tenha recebido, mas que não tem relação nenhuma com o que você faz ou está tentando na empresa.
    Gostei do novo layout. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi Naissa,

    Mas essas experiências não ficariam de fora do currículo não! Elas seriam inseridas na parte de informações complementares, como está explicado mais abaixo no post!

    Mas isso não é uma regra, né?Nós podemos "montar" nosso currículo da nossa maneira, é só uma dica!

    Beijo,

    Mari

    ResponderExcluir
  3. Olá. Gostaria de fazer um comentário "sui generesi" depois de ler alguns posts seus.
    No fim das contas, depois de encarar um concorridísimo processo seletivo de trainee (e chegar até o painel final, mas não passar), fiquei com a seguinte constatação: as empresas mentem - e fazem isso solidamente. O perfil procurado é o mesmo que eu abomino: visão corporativista até de baixo d'água. Direitos humanos? Só no discurso. Nas ações, não contem para ninguém, mas se você gerar lucro, tem cartão verde para passar por cima de todo mundo. Por que isso não é manifestamente dito por blogs como o seu? Poxa, esse é alerta essencial para quem está iludido com uma carreira humana de trainee. Trainee não terá carreira humana, jamais. Corrija-me, por favor, se estiver errada.

    ResponderExcluir
  4. Agora faz um porquepassei.blogspot.com, rsrsrs
    Já li algumas coisas q vc escreve e acho muito legal. Como internet é aquela "coisa" super rápida, já vi comentários: a mari passou na ambev e quis deixar Parabéns! Sem nunca ter deixado um comentário aqui ou mesmo t conhecer, fiquei muito feliz pela conquista!

    ResponderExcluir
  5. Oi Flávia!

    Eu sei que essa nossa luta para estreiar no mercado de trabalho com o pé direito é muito difícil. Sei que passamos por muitos "perrengues" heheheh.. Nos decepcionamos, deixamos de acreditar, recuperamos a confiança e voltamos a lutar.

    Eu acredito que muito da sua decepção vem da dificuldade de encontrar uma empresa com a qual você se indentifique, da qual você possa sentir orgulho, onde você se sinta realizada.

    Na minha opinião, existe sim uma carreira humana de trainee. Basta você identificar o que é humano pra você e onde esse conceito está.

    Não acho que inexiste uma empresa que ofereça uma carreira bacana, com valorização de seus colaboradores, sejam eles trainees ou não. Acho apenas que cada um tem uma visão e uma expectativa e que para cada panela existe uma tampa!!!

    Eu encontrei a minha! Tenho certeza que você encontraráa a sua logo menos!!!

    Um beijo,

    Mari

    ResponderExcluir
  6. Luiana!

    Muito obrigada pelo carinho, pela torcida! É exatamente esse tipo de atitude que faz valer à pena escrever esse blog!!!

    Eu vou fazer um post agora mesmo, sobre o futuro do blog!

    Beijo,

    Mari

    ResponderExcluir