terça-feira, 5 de janeiro de 2010

E vc, passou?

Depois de muito tempo sem postar, vim fazer um balanço de 2009(um tanto atrasado, eu sei!). Esse balanço foi muito importante para absorver tanta coisa bacana que aprendi nesses últimos 6 meses de Blog.

Não foram muitos posts, já que meu objetivo era estudar muito o assunto antes de postar e, com a correria do segundo semestre, ficou apertado postar tudo o que eu queria compartilhar. Mas foram muitos leitores, amigos, lições...Aprendi tanto nesse último semestre que nem sei mais se sou a mesma Mari que escreveu aquele primeiro post!

Eu gostaria de compartilhar com vocês um pouquinho daquilo que vocês me ensinaram, um pouquinho daquilo que eu aprendi e traçar novos planos para 2010! Novos planos para mim, para o Blog e para vocês! =D

O objetivo inicial desse Blog era pesquisar sobre os processos de seleção, suas etapas e sobre os aspectos que diferenciam aqueles que conseguiram ser aprovados daqueles que não conseguiram passar. Muitos acreditam que é um Blog autobiográfico e, de certa forma, pode ser. Mas a ideia do nome surgiu quando eu busquei no google o motivo de ter sido reprovada em uma seleção.

Digitei a frase: "Por que não passei na entrevista?" E não encontrei nenhum artigo ou matéria que me desse uma resposta interessante. Talvez porque não deveria ser um artigo ou uma matéria que devessem me responder essa pergunta, talvez porque a decepção por não ter passado tinha me deixado cega para alguns detalhes que faziam a diferença.

O Blog foi crescendo, muita gente se identificou com o Blog e até comigo! =D Compartilharam minhas experiências, os fracassos e as vitórias. Torceram como em uma final de campeonato, me ajudaram e me pediram conselhos. Ouviram minhas ideias e expressaram as suas.

Mas, o mais especial foi o que vocês me ensinaram! Vocês me ensinaram que não precisa estar perto para estar junto, que gerações X, Y ou BB são melhores quando estão juntas, que o cargo de trainee pode ter suas vantagens, mas que existem lendas em torno desse posto tão almejado e que o que abre portas é ser um bom profissional e não o cargo que você ocupa. Que o talento se manifesta nas mais variadas formas e que através de nossas experiências de vida adquirimos competências e na faculdade, habilidades.

Eu aprendi com vocês que a melhoria contínua e a entrega de bons e sustentáveis resultados têm tudo a ver com a paixão por aquilo que se faz, que para enfrentar essas seleções é preciso ter a auto-estima elevada, mas que a humildade de reconhecer erros e enxergar pontos fracos é imprescindível para o nosso desenvolvimento.

Eu aprendi que "sonhar grande dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno", mas te leva mais longe e te faz superar limites. Aprendi que para alcançar um sonho é preciso transformá-lo em meta, ter foco e planejamento.

E, acima de tudo, eu aprendi que não passar te ensina muito mais do que passar e que é a sua capacidade de aprender com seus erros e tropeços que vai fazer de você uma pessoa de sucesso!

Obrigada por me ensinarem tanta coisa! Desejo a vocês um ano de muito aprendizado, felicidade e sucesso! Tenho certeza que vamos nos cruzar por aí.

Sobre o futuro do Blog: Não tenho a menor ideia se vou poder mantê-lo. Muitas ideias já passaram por essa mente que anda a mil! Mas a melhor de todas elas eu vou colocar em prática já!

Queria muito recrutar um ou dois colaboradores para o Blog. Pessoas que gostem de escrever, que entendam um pouco de processos seletivos, mercado de trabalho e geração Y. Não tem salário. Oferecemos o melhor pagamento de todos: Aprendizado contínuo e muita coisa boa para compartilhar! Quem tiver interesse me mande um e-mail para maricsilveira@gmail.com explicando o porquê de querer fazer parte do blog, como conheceu o "Por que não passei?" e um pouquinho da sua história. Vou receber as inscrições até o dia 29 de janeiro, ok?

Queria saber de vocês (por favor opinem nos comentários ou através do twitter ou do e-mail) se vocês acham que é melhor trocar o nome do Blog para podermos aumentar o leque de assuntos ou se podemos aumentar o leque ficando por aqui mesmo!=D

Quero muito que vocês me mandem sugestões para posts, pedidos de parecerias e sugestões e comentários gerais sobre o blog, tá?

Ah! Antes que eu me esqueça: EU PASSEI NA AMBEV!!!!!!!!!! SOU TALENTO AMBEV 2010 - GENTE & GESTÃO!!!!!!!!!\o/\o/ Fiquei super honrada porque os gestores conheciam o Blog, gente!!! Orgulho danado!!!

Um beijo,

Mari

5 comentários:

  1. Oi Mari!

    Primeiro e mais importante PARABÉEEEEEENS!!! Feliz deve ser pouco para te descrever agora né?

    Leio a tempos mas só agora decidi me manisfestar para dizer que você precisa continuar aqui, já que eu (ainda) não passei =)

    O nome do blog acho ótimo, e dá sim pra abordar outros temas mantendo-o.

    Boa sorte, sucesso e espero você aqui!

    Abraços,

    Indira Hansen

    ResponderExcluir
  2. Eu já disse: PARABENS! rs

    Mari, eu disse que vc é exmplo, pq ao menos pra mim, tem sido uma inspiraçao msm. Antes de eu entrar no minhacarreira.com como colaboradora, eu ja conhecia seu blog, e meu sonho é ser trainee, ateh entao. Dar aquela mudada radical (e nada facil) na vida, na moradia e ateh nos amigos, mas passar por algo desafiador que voce sabe que conqusitou com garra.Tive essa sensaçao fantastica qnd me selecionaram pra trab na disney.. morei la 3 meses e hoje eh so saudade. Bom, so tenho a dizer que ano que vem lerei o blog todo..rs Afinal me formo em dez de 2011. E quem sabe nao serei uma vitoriosa tb no trainee de alguma grande empresa? Bom, o desafio apenas começou. Entao bola pra frente e sucesso. Deus te abençoe! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oiiiii Mari, seu blog foi fundamental no meu processo de trainee, valeu cada leitura..
    Desejo sucesso nessa nova caminhada e espero um dia poder te conhecer.

    Bjs Bru

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Mariii, me increvi agora é so esperar o resultado. Acredito que o nome do blog é muito pertinemte ao nosso assunto, uma vez que no proprio endereço vc estimula o leitor a fazer uma analise sobre ele mesmo e suas atitudes atravez das suas informações. Ou seja vc ajuda os leitores a terem um pensamento analitico, fator este bastante importante em um futuro trainee. Parabéns pelo trainee e CLARO PELO SUPER BLOG. Aguardo ansiosa pelo resultado grande beijo Thalita A.

    ResponderExcluir
  5. Mari,
    Vc ja voltou pra sampa?
    FIco feliz em ler mais uma vez um post seu! Pena que cheguei atrasada para me inscrever como colaboradora. eheheh
    Olha...acho que seria legal mudar o nome para ampliar o leque de opções. Poderia fazer uma enquete e por na comunidade trainee, sei lá...
    Um bjao!

    ResponderExcluir