domingo, 13 de fevereiro de 2011

Brilho nos olhos!

É muito bom voltar a esse meu espaço e relembrar uma época tão boa da minha vida! Relembrar as inseguranças, os medos, o aprendizado...

Hoje eu voltei pra reler esse post aqui. Fiz isso porque esse fim de semana aconteceram coisas inacreditáveis na minha vida pessoal e profissional. Tenho vontade de escrever tanta coisa que nem sei por onde começar e como escrever tudo isso...

Tem exatamente 1 ano e 25 dias que assinei meu contrato com a ambev e eu me lembro exatamente o que eu sentia naquele momento. Um misto de realização, felicidade e esperança. Hoje eu me sinto tão feliz quanto naquele dia, talvez mais feliz ainda!

Durante a maratona de processos seletivos e meus estudos sobre esses processos e sobre a geração Y, escutei muito sobre brilho nos olhos e, confesso: ainda tinha uma imagem meio nebulosa em minha mente quando ouvia essa expressão. Até sexta-feira.

Isso porque, na sexta-feira estávamos em um evento anual da Cia, falando de resultados, cultura e desafios e uma pessoa super reconhecida e respeitada por todos (principalmente por mim) foi escolhida para falar um pouco sobre o que ele entende por atitude de dono - é importante ressaltar que essa pessoa é vista por todos como exemplo de comportamento, competência e brilho nos olhos.

Naquele momento ele falou sobre sua trajetória na Cia, sobre sua paixão por aquilo que faz e citou muitos trechos do livro do Bernardinho (Transformando Suor em Ouro). Citou algumas pessoas que o ajudaram e falou sobre o aprendizado contínuo.

Em determinado momento, ele falou de mim. Disse que via como meu olho brilhava quando eu falava de gestão e das coisas que eu faço todos os dias. Naquele momento, meu olho brilhou. Brilhou porque fiquei emocionada em ver que alguém tinha percebido o quanto eu sou alucinada pelo o que eu faço todos os dias.

Lembrei desse post da Lili e lembrei que durante todo o ano de 2009 eu repetia incansavelmente que o meu sonho era trabalhar na ambev. Lembrei de um artigo que eu li sobre a diferença entre ter uma ideia e ter um sonho. Esse artigo dizia que se Martin Luther King tivesse dito: "Eu tenho uma ideia!" em vez de dizer "Eu tenho um sonho!" ele não teria mobilizado tantas pessoas pra sonharem como ele. Afinal, um sonho grande motiva a todos.

É claro que nem tudo foi perfeito durante esse ano. Passei por momentos difíceis e algumas decepções. Afinal, NADA é perfeito. Entretanto, o mais importante é que eu sinto que estou realizando meu sonho todos os dias.

Pra mim, ter brilho nos olhos é uma imagem muito clara hoje: É amar o que você faz, mas, acima de tudo, admirar quem trabalha com você e, o mais importante: Se sentir bem e ter orgulho da empresa que te permite realizar seus sonhos todos os dias!

A ambev me ensinou a diferença entre chefe e líder, me ensinou o significado de ter interesse genuíno pelas pessoas e que eu sou do tamanho do meu sonho.

Se vocês querem saber um pouquinho mais sobre isso que eu falei aqui, leiam esses depoimentos:

http://ambev.com.br/pt-br/a-ambev/institucional/campanha

6 comentários:

  1. Adoro como você escreve e fico feliz pelo seu sucesso. Há alguns anos sigo seu blog. Te desejo todo sucesso do mundo.
    Beijos

    Maria Fernanda
    Ouro Branco - Minas Gerais

    ResponderExcluir
  2. Princesa,
    Eu sempre acreditei que voce chegaria onde voce chegou e tenho certeza que isso eh so o inicio. Voce desde muito pequena foi muito determinada. Parabens!!!! Voce merece tudo!!! E saiba que tenho o maior orgulho de voce pela sua garra, pela sua determinacao e pela pessoinha maravilhosa que voce eh. Bjssssss. Mamae

    ResponderExcluir
  3. Olá Mari! Há uns dois anos que vejo seu blog, mas nunca havia comentado em nenhum post. Queria dizer que as dicas e experiências trocadas nesse espaço foram de grande importância para mim, e esse último post fez com que eu me reconhecesse nele! Digo isso porque, quando não passei na etapa final para a seleção de estagiários da infoglobo, fiquei imaginando exatamente por que eu não passei, depois de ter estudado tanto sobre a empresa (acredito q tenha sido pq eu era a única dos 4 selecionados que morava muito longe), mas isso não me abalou. Lendo seu post hj, e lembrando de outros em que vc fala bastante sobre a identificação com a empresa, vejo que uma com que realmente me identifico é a Natura, que abriu seu processo de seleção de trainnes. Essa é a empresa que faz meus olhos brilharem! Hoje eu entendo melhor os seus posts mais antigos sobre isso, e estou torcendo para meu currículo passar na triagem, já que eles não estipularam os cursos, e pra variar, eu sou formada em História! Bjs e sucesso pra vc!

    ResponderExcluir
  4. Mari, li em um texto seu (17/jul/09) que você chegou até a fase de entrevista final na Ernst & Young, queria saber como foi essa entrevista, já que passei também para a fase final e estou um pouco preocupada.
    Fica a seguinte dúvida: Nessa fase, assim como outras empresas, dá-se como certa uma futura contratação? O que é analisado? A Ernst costuma cortar muita gente nessa fase?

    ResponderExcluir
  5. Que texto fantástico. Isso q vc descreveu é o q eu sinto pelo meu trabalho hj...e n foi fácil me encontrar! Mas qdo a gente se encontra...é dar o melhor de si e procurar melhoria contínua. Parabéns e mais felicidades. Ass.: @engemilia

    ResponderExcluir
  6. Poxa Mari, achei seu blog por acaso, coloquei no Google uma pergunta que não sai da minha cabeça! por que não passei?" e caiu aqui no lugar certo, te parabenizo por seu blog também mais ainda pela sua força de vontade e perseverança, eu tô navegando nesse mar de incerteza e de entrevistas sem retorno, mas como li em um post seu, eu continuo com minha idéia! vou conseguir sim uma vaga em uma grande empresa, pra assim poder desenvolver meu potencial sem medo de ser feliz!... tudo de bom

    Mariana
    Maceió-AL

    ResponderExcluir