quarta-feira, 19 de maio de 2010

Oportunidades AmBev


Em um ano marcado por investimento recorde, a AmBev (@ambevbrasil) disponibiliza várias oportunidades. Com previsão de investir até R$ 2 bilhões em 2010 para ampliar de 10% a 15% sua capacidade produtiva, a companhia se antecipa para formar profissionais. Confira:

• Mestres cervejeiros e engenheiros industriais

Estudantes universitários de todo o país interessados em uma carreira de mestre cervejeiro ou engenheiro industrial poderão se inscrever para o programa. Não há limite de vagas e o treinamento tem a duração de 12 e 18 meses. Uma vez aprovados no processo seletivo, os trainees tornam-se imediatamente funcionários. Formados desde o segundo semestre de 2008 ou cursando o último ano dos cursos de engenharia, química, farmácia, agronomia e biologia podem se inscrever até o dia 20 de junho pelo site www.traineeindustrialambev.com.br, que será lançado nesta quinta-feira, 20/05. A página também hospedará blogs de profissionais que ingressaram na companhia como trainees, pelo programa já mantido pela companhia há 19 anos, e hoje são mestres cervejeiros e engenheiros industriais da empresa. O salário inicial é de R$ 3.700,00 mais benefícios como assistência médica, assistência odontológica, seguro de vida, previdência privada, vale refeição, vale transporte e 14º salário, entre outros.

• Jovem potencial


A AmBev acaba de lançar o Programa “Jovem Potencial”, que busca captar e formar profissionais para, em médio prazo, ocuparem cargos gerenciais no Nordeste. Os candidatos não precisam ter experiência e devem ser formados em Administração ou Engenharia. Com cargos iniciais de supervisores ou analistas, os selecionados irão fazer parte da maior cervejaria da América Latina. A pré-seleção será feita pelas consultorias homologadas da AmBev, nos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco e Paraíba. O programa busca jovens que sejam determinados e que tenham potencial para assumirem responsabilidades gerenciais em médio prazo. O programa foi estruturado em várias etapas, sendo esta primeira de captação de talentos. Uma vez selecionados, os novos funcionários participarão de um treinamento com duração de três meses. Posteriormente, serão direcionados para suas áreas de interesse, onde terão um treinamento mais específico. Os interessados devem enviar currículo até o dia 31 de maio para os e-mails nara@atsconsultoria.com.br ou daniella@atsconsultoria.com.br.

Além destes programas, a partir do segundo semestre a companhia volta a abrir vagas, dessa vez para o Programa Trainee, que contou em 2009 com mais de 60 mil inscrições.

A AmBev é reconhecida nacionalmente como uma das melhores empresas para se trabalhar. Tem mais de 40 mil funcionários nos 14 países das Américas nos quais mantém operações e é dona de um portfólio de estrelas, como Skol, Antarctica, Brahma, Bohemia, Original, Stella Artois; os refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi e Sukita, além das inovações H2OH! e Guarah!.

Siga a Companhia nas redes sociais:

No Twitter: http://twitter.com/ambevbrasil

No Slideshare: http://www.slideshare.net/ambevbrasil

No Youtube: http://www.youtube.com/ambevbrasil

No Flickr: http://www.flickr.com/photos/ambev/

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Passe pela entrevista de emprego sem medos.



Olho no olho, respostas sinceras, transparência. Sair-se bem em uma entrevista pode ser mais fácil do que parece

Você abre a porta e encara a cena à sua frente. Atrás de uma enorme mesa, com as mãos entrelaçadas, olhar fixo no seu, um profissional mais tarimbado está à espreita. À frente dele, seu currículo. Você vacila. Não sabe se aperta a mão ou se senta direto na cadeira. Aliás, em qual cadeira? Quem começa a falar? E se ele perguntar sobre a manchete dos principais jornais do país, sobre a situação da crise americana? Se quiser saber sobre os últimos lançamentos da indústria e o impacto no crescente aquecimento global?

O momento da entrevista é, para muitos, crucial na carreira. E nesse momento não há ninguém que cristalize mais a tensão do que o próprio entrevistador. Mas aí vai uma boa notícia: ele é uma pessoa igual a você. E quer ouvir apenas um tipo de assunto: o profissional. E com um tipo de tom: a sinceridade. Tudo o mais é fórmula de bolo que tem a grande chance de dar errado.

Para ajudar você a superar este momento, preparamos algumas dicas.

1. Evite respostas com jeito de frase feita
Entrevistadores são profissionais de recursos humanos treinados para identificar candidatos que adoram frases ensaiadas. Evite deixar sair da sua boca respostas como: “Gostaria de ser a engrenagem que fará a máquina de sua empresa funcionar melhor” e coisas do gênero. Seja natural, tão formal quanto a situação demandar, nem um pingo a mais.

2. Não invente e seja firme
Seja realista em suas qualidades e limitações. Se você não tem determinada certificação, não minta. Se ainda não domina a terceira língua estrangeira, não caia na tentação de arranhar alguma frase nesse idioma e assim por diante. Da mesma forma, quando o assunto for suas qualificações, seja firme e não deixe passar em branco uma qualidade que você julgue importante para aquela empresa. Aliás, seja firme o tempo inteiro.

3. Seja transparente quando o assunto for presença digital
A primeira coisa que um profissional de seleção fará após ler seu currículo é jogar seu nome do Google. Redes sociais, resenhas em sites de comércio eletrônico, blogs, fotologs, enfim, a internet vai contar muito sobre você. Portanto, fique sempre atento à integridade de seus variados perfis e evite tornar público o que você não quer que saia de dentro de seu ambiente pessoal. A internet é um ambiente público, não se esqueça disso.

5. Se errar, conserte
Lembra quando dissemos que o entrevistador é um ser humano como você? Pois é. Ele vai perceber quando você errar, seja em questões menores, como a concordância de uma frase, ou nas mais cabeludas, como trocar o nome da empresa ou enganar-se sobre a data de conclusão de um curso. Mantenha a firmeza, cabeça erguida e conserte o engano, se possível ainda na mesma frase. Um erro raramente desqualificará você na entrevista, a arrogância de ignorar seu próprio erro, sim.

6. Pergunte também
Algo que muitos entrevistados esquecem é que podem e devem fazer suas próprias perguntas. A empresa está buscando você, então algum interesse ela deve ter, não se esqueça disso. Qual será seu plano de carreira? Quais os planos de crescimento da empresa para os próximos cinco anos? Qual o perfil de sua equipe? Seja focado e profissional. Quer uma boa dica? Prepare uma listinha de perguntas antes.

7. Entrevista não é stand-up
Estar sereno, firme e com o coração aberto não quer dizer que você vai se transformar no próximo sucesso da temporada de humor! Evite as piadas, os comentários jocosos ou preconceituosos. Por mais informal e moderno que seja o seu futuro local de trabalho, ele não é um palco para a última piada do português.

Concluindo

O momento da entrevista merece treino, concentração e seriedade. Mas é também o momento de você conhecer pessoalmente um representante daquela empresa. Seja firme e proativo, faça as perguntas certas e mostre a que veio.

Quem sabe da próxima vez que você apertar a mão do entrevistador já não estará empregado?

Este artigo foi uma contribuição do Emprego Certo, o site de empregos do UOL.

Parcerias

Oi Pessoal!

Depois de tanto tempo, voltei a cuidar desse espaço aqui! Senti muita falta de postar e conversar com vocês!

A partir de hoje, vocês vão ver uma série de posts escritos por parceiros e colaboradores do Blog. O espaço está aberto para todos que tiverem interesse em participar, ok?

O primeiro post é do nosso novo parceiro: O Emprego Certo UOL. É um post bem bacana sobre entrevistas e fala muito bem a nossa língua!

Espero que vocês gostem!

Um grande beijo,

Mari

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

E vc, passou?

Depois de muito tempo sem postar, vim fazer um balanço de 2009(um tanto atrasado, eu sei!). Esse balanço foi muito importante para absorver tanta coisa bacana que aprendi nesses últimos 6 meses de Blog.

Não foram muitos posts, já que meu objetivo era estudar muito o assunto antes de postar e, com a correria do segundo semestre, ficou apertado postar tudo o que eu queria compartilhar. Mas foram muitos leitores, amigos, lições...Aprendi tanto nesse último semestre que nem sei mais se sou a mesma Mari que escreveu aquele primeiro post!

Eu gostaria de compartilhar com vocês um pouquinho daquilo que vocês me ensinaram, um pouquinho daquilo que eu aprendi e traçar novos planos para 2010! Novos planos para mim, para o Blog e para vocês! =D

O objetivo inicial desse Blog era pesquisar sobre os processos de seleção, suas etapas e sobre os aspectos que diferenciam aqueles que conseguiram ser aprovados daqueles que não conseguiram passar. Muitos acreditam que é um Blog autobiográfico e, de certa forma, pode ser. Mas a ideia do nome surgiu quando eu busquei no google o motivo de ter sido reprovada em uma seleção.

Digitei a frase: "Por que não passei na entrevista?" E não encontrei nenhum artigo ou matéria que me desse uma resposta interessante. Talvez porque não deveria ser um artigo ou uma matéria que devessem me responder essa pergunta, talvez porque a decepção por não ter passado tinha me deixado cega para alguns detalhes que faziam a diferença.

O Blog foi crescendo, muita gente se identificou com o Blog e até comigo! =D Compartilharam minhas experiências, os fracassos e as vitórias. Torceram como em uma final de campeonato, me ajudaram e me pediram conselhos. Ouviram minhas ideias e expressaram as suas.

Mas, o mais especial foi o que vocês me ensinaram! Vocês me ensinaram que não precisa estar perto para estar junto, que gerações X, Y ou BB são melhores quando estão juntas, que o cargo de trainee pode ter suas vantagens, mas que existem lendas em torno desse posto tão almejado e que o que abre portas é ser um bom profissional e não o cargo que você ocupa. Que o talento se manifesta nas mais variadas formas e que através de nossas experiências de vida adquirimos competências e na faculdade, habilidades.

Eu aprendi com vocês que a melhoria contínua e a entrega de bons e sustentáveis resultados têm tudo a ver com a paixão por aquilo que se faz, que para enfrentar essas seleções é preciso ter a auto-estima elevada, mas que a humildade de reconhecer erros e enxergar pontos fracos é imprescindível para o nosso desenvolvimento.

Eu aprendi que "sonhar grande dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno", mas te leva mais longe e te faz superar limites. Aprendi que para alcançar um sonho é preciso transformá-lo em meta, ter foco e planejamento.

E, acima de tudo, eu aprendi que não passar te ensina muito mais do que passar e que é a sua capacidade de aprender com seus erros e tropeços que vai fazer de você uma pessoa de sucesso!

Obrigada por me ensinarem tanta coisa! Desejo a vocês um ano de muito aprendizado, felicidade e sucesso! Tenho certeza que vamos nos cruzar por aí.

Sobre o futuro do Blog: Não tenho a menor ideia se vou poder mantê-lo. Muitas ideias já passaram por essa mente que anda a mil! Mas a melhor de todas elas eu vou colocar em prática já!

Queria muito recrutar um ou dois colaboradores para o Blog. Pessoas que gostem de escrever, que entendam um pouco de processos seletivos, mercado de trabalho e geração Y. Não tem salário. Oferecemos o melhor pagamento de todos: Aprendizado contínuo e muita coisa boa para compartilhar! Quem tiver interesse me mande um e-mail para maricsilveira@gmail.com explicando o porquê de querer fazer parte do blog, como conheceu o "Por que não passei?" e um pouquinho da sua história. Vou receber as inscrições até o dia 29 de janeiro, ok?

Queria saber de vocês (por favor opinem nos comentários ou através do twitter ou do e-mail) se vocês acham que é melhor trocar o nome do Blog para podermos aumentar o leque de assuntos ou se podemos aumentar o leque ficando por aqui mesmo!=D

Quero muito que vocês me mandem sugestões para posts, pedidos de parecerias e sugestões e comentários gerais sobre o blog, tá?

Ah! Antes que eu me esqueça: EU PASSEI NA AMBEV!!!!!!!!!! SOU TALENTO AMBEV 2010 - GENTE & GESTÃO!!!!!!!!!\o/\o/ Fiquei super honrada porque os gestores conheciam o Blog, gente!!! Orgulho danado!!!

Um beijo,

Mari