sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O Curso da foco Futuro!!!

Pessoal!

Eu demorei a escrever esse post porque queria fazer um texto que conseguisse descrever exatamente a minha visão do curso. Queria um post à altura dessa ideia brilhante! Não sei se consegui, vamos lá:

A primeira coisa que se percebe é a preocupação de todos os envolvidos no projeto com os alunos. Esse, para mim, é o maior diferencial do curso, já que os alunos/candidatos se sentem bem à vontade para se expor e tirar as dúvidas.

Fábia, Rudney e Eline souberam muito bem separar a unidade Foco Futuro (responsável pelo curso) da Foco Talentos (responsável pelos processos seletivos de trainee). Esse fato foi essencial, já que muitos alí poderiam se sentir desconfortáveis por estarem participando de processos seletivos conduzidos pela Foco Talentos.

Enfim, todos os candidatos foram tratados "de igual para igual" bem no estilo GenY mesmo, e a Eline, presidente do Grupo Foco ainda bateu um papo com agente no fim do curso (e descalça!) pra comprovar a abertura às nossas ideias, opinões e críticas.

Esse clima descontraído foi responsável por mais um ponto muito positivo do curso: O Networking! Estavam todos à vontade para interagir e é sempre muito bom conversar e trocar experiências com pessoas que compartilham das mesmas expectativas, objetivos, frustações e vitórias! Conhecer cada um alí, trocar contatos e experiências foi confortante e comprovou que todos passam pelas mesmas dificuldades!

Na verdade o curso gira em torno de duas premissas: Desmistificar os processos seletivos e seus critérios de avaliação e incentivar os alunos/candidatos ao autoconhecimento. É aqui que eu abro um espaço para "babar o ovo" da Fábia - consultora que ministrou o curso.

Com desenvoltura, didática e linguagem sensacionais, ela conseguiu transmitir o conteúdo do curso de forma dinâmica, extrovertida e interessante. Não preciso falar da competência e conhecimento técnico da Fábia porque são fatores incontroversos. Todos tiveram a honra de receber dicas e aprender um tantão com a excelente profissional que ela é!

Enfim, o curso te incentiva a se conhecer, a refletir sobre a sua vida e sobre os acontecimentos importantes e marcantes que aconteceram ao longo dela. Percebam que não falei vitórias ou sucessos, mas acontecimentos.

Isso porque, essa é a primeira grande dica que se pode absrover: Muitos se prendem ao fato de estarem em um processo seletivo e acabam se prendendo em detalhes acadêmicos e profissionais, além de terem uma preocupação excessiva em se mostrarem seres perfeitos que nunca erraram.

Desse modo, quando vão se apresentar ou falar um pouco de si podem ignorar fatos essenciais para sua aprovação. A Fábia foi direta: Sua vida é muito ampla! Envolve tudo aquilo que aconteceu de importante e marcante desde o seu nascimento até o dia de hoje.

Por isso, repito algo que já falei em outros posts aqui do Blog: Pensem e reflitam acerca dos acontecimentos marcantes, sejam vitórias ou fracassos e, principalmente, estejam certos de que sabem exatamente o porquê aquilo foi importante, como você agiu naquela situação e o que conseguiu aprender com aquela experiência. As respostas a essas perguntas são parte importantíssima da sua formação como pessoa e profissional e é isso que os avaliadores querem ver!

Além disso, durante o curso participamos de simulações das etapas de um processo, desde a confecção dos currículos até a entrevista final. Os métodos de avaliação se tornam claros quando você tem a consciência de que está sendo avaliado por competências evidenciadas em seu comportamento e os mitos vão caindo ao longo do curso.

A gente recebe uma apostila e uma caneta lindas! Por sinal, meu material, meu certificado e meu celular ficaram no Rio! Mas o pessoal já deve ter colocado no correio pra mim! Se eu pudesse mudar uma coisa em mim, eu seria mais organizada!

Eu não vou especificar todas as etapas do curso neste post porque ele vai acabar ficando enorme e muito genérico. Prometo que assim que meu material chegar vou fazer posts específicos para cada etapa, com dicas do curso e impressões e opiniões minhas, ok??

Ah! Na segunda-feira (o curso foi no sábado) todos recebemos um modelo extra de atividade que se realiza no Painel e um link para simulação de provas online. Eles mandam as notas das provas pra gente ter uma noção do nosso desempenho, não é ótimo???

No próximo post a primeira participação da Sandra!

Beijos,

Mari

P.S.: Só tem uma coisa que ainda não sei se gostei ou não no curso: A gente come o tempo todo! São uns 4 coffe breaks repletos de delícias e meu regime chiou! Afinal, preciso estar em forma para o vestido de formatura!

P.S.2: Lá pude conhecer pessoalmente a Lili e a Ju, minhas duas amigas blogueiras! Além de conhecer o Rudney, a Fábia e a Eline, pessoas que eu já conhecia virtualmente! Vocês fazem ideia do tanto que a gente falou????

10 comentários:

  1. Mari!

    Ficamos muito felizes em saber que sua participação no curso trouxe tantas reflexões importantes, maduras e motivantes!

    Esperamos que essa seja mais uma ferramenta para o seu sucesso que, em nossa opinião, é mais do que certeiro!

    Obrigada por saber que pode contar com a gente, e por podermos contar com você também!

    Ahh, e venha conhecer a turminha de SP quando der!

    Super beijo!

    ResponderExcluir
  2. Mari

    Muito obrigado pelo post.
    Obrigado por sua maturidade e isenção.
    Não é a toa que você é uma grande formadora de opinião.
    Ah e você é linda pessoalmente.
    bjo
    Rudney

    ResponderExcluir
  3. Mari!

    Eu disse aqui que uso suas postagens para eu me tornar uma pessoa melhor! Eu sei das minhas dificuldades, mas nao sei como contorna-las. Acho que esse curso do Grupo Foco, iria me ajudar bastante em alguns pontos, principalmente quando você falou: "Os métodos de avaliação se tornam claros quando você tem a consciência de que está sendo avaliado por competências evidenciadas em seu comportamento e os mitos vão caindo ao longo do curso.".

    Você fez um convite para o curso ser ministrado aqui em Recife? Apesar de ser de Minas, eu vejo o quanto o NE é esquecido, seria uma boa! fica a dica!

    Desculpa a pressao, mas minha ansiedade ja estava altissima. Aí eu tive que falar!

    Super beijo pra você e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari tudo bom?
    Que bom que vc adorou o curso, deve ser bom mesmo...
    Então...tem uma dúvida batendo muito forte na minha cabeça.
    De todos os processos seletivos do Grupo Foco que me inscrevi, fui desclassificada antes de fazer qqer prova on line.
    De outras consultorias eu passei, estou até na fase final, mas nao entendi o que pode ter de errado comigo que eles me reprovaram de todos sem exceção.
    Mandei um email para lá, mas ninguem me respondeu.
    Eu tinha todos os pré requisitos.
    Bem, menos mal que as outras consultorias não fizeram isso tbm, senao eu estaria muito triste....

    Beijão.
    Brunna

    ResponderExcluir
  5. Mari, já estava com mta vontade de fazer esse curso, e com um pouco de receio, agora o receio passou e a vontade aumentou! HAHA
    Adorei o post, fico esperando mais detalhes! beijo

    ResponderExcluir
  6. Mariii,
    que ótimooo que vc aproveitou o curso queria fazer mas o preço tá inacessivel para mim.
    nos conte tudo e não esconda nada!
    o que o seu celular faz lá? hahaha

    ResponderExcluir
  7. Liuuu!

    Que ótimo que gostou do post! Na verdade eu nem toquei no assunto sobre trazer o curso para Recife. Isso porque eu mesma não vejo um público que justifique o investimento.

    Mas acredito que se a gente reunir uma galera bacana que esteja disposta a pagar pelo curso a gente poderia pedir ao pessoal da Foco para fazer uma turma especial aqui em Recife, o que vc acha? Conhece mais alguém interessado??

    Beijo,

    Mari

    ResponderExcluir
  8. Brunna!

    Sabe que isso aconteceu comigo na Cia. de Talentos? Exatamente assim!

    Eu não passei em nenhuma triagem de lá e passei nas outras, mandei e-mail e nada! Fiquei muito decepcionada porque acho que eles devem valorizar os candidatos, sabe?

    No seu lugar, eu aproveitaria que o Grupo Foco tem um canal mai aberto com a gente(site onde podemos enviar perguntas, perfil no orkut etc) e mandaria uma mensagem por estes meios. Vc já tentou?

    Me avisa se conseguir, tá?? Quero saber o porquê disso!

    Beijo,

    Mari

    ResponderExcluir
  9. Maa e Julie!

    Vou fazer os posts aos poucos!! Com certeza!!

    Meu celular ficou por lá porque eu esqueço tudo! Sou desorganizada mesmo..=/ hehehe

    Beijos,

    Mari

    ResponderExcluir
  10. Eu chego a duvidar de que os candidatos que fizeram esse curso terão o mesmo tratamento durante os processos do que os demais...

    Até pq, no fundo, se alguém fez o curso, e eles não aprovam para um processo que estão fazendo, o curso não serviu pra muita coisa, né?

    Mas gostei do post, tava curioso pra saber como é esse curso...

    ResponderExcluir